FGTS Digital: Governo lança novo portal

O Ministério do Trabalho e Previdência acaba de lançar o FGTS Digital. Saiba mais no nosso artigo!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
fgts-digital

O Ministério do Trabalho e Previdência acaba de lançar o FGTS Digital, um conjunto de sistemas integrados, que chega com o objetivo de desburocratizar e aperfeiçoar o recolhimento dos recursos devidos ao fundo.

Outra objetivo do FGTS Digital é assegurar a prestação de serviços digitais aos empregadores e trabalhadores. 

A expectativa é que o novo sistema entre em operação ainda neste ano. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse novo sistema do Governo Federal? Vem com a gente!

O que é FGTS Digital?

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados criado para promover a desburocratização e aperfeiçoamento do recolhimento dos recursos devidos ao fundo, garantindo ainda a prestação de serviços digitais aos empregadores e trabalhadores. 

O novo portal disponibilizará informações e funcionalidades variadas, como os principais benefícios, emissão de guias, consulta de extratos de pagamentos, verificação de débitos em aberto e pagamentos por meio do Pix e muito mais.

Além disso, o novo site do FGTS trará ainda notícias importantes sobre o Fundo de Garantia, canais de contato, legislação, perguntas e respostas, etc.  

Qual a finalidade do FGTS Digital?

A chegada do FGTS Digital visa facilitar e simplificar o cumprimento da obrigação de recolhimento do Fundo, além de ajudar no processo de desburocratização do acesso às informações sobre o Fundo de Garantia.

Somado a isso, o Governo espera reduzir o tempo gasto pelas empresas  na hora de fazer o recolhimento do FGTS, já que a plataforma utilizará a base de dados do eSocial.

Dessa forma, os débitos já serão individualizados desde o início, apenas com o CPF para identificar o trabalhador.

Já para os trabalhadores, o FGTS Digital garantirá que os valores recolhidos serão, de fato, depositados em suas contas vinculadas.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, há pesquisas que revelam que a redução no tempo gasto com o recolhimento do FGTS pode chegar a 36 horas mensais. 

O portal do FGTS já disponibilizou um material explicativo sobre o novo sistema, que pode ser acessado no site do Ministério do Trabalho e Previdência.

Pagamento do FGTS por Pix

O FGTS Digital traz também o pagamento do Fundo por meio do Pix. Sendo assim, as guias de pagamentos do FGTS poderão ser emitidas diretamente no site do FGTS Digital ou na tela do ambiente web do eSocial.

Porém, o Ministério ainda desenvolverá sistemas próprios para gerenciar, controlar e automatizar os processos de restituição e compensação de valores pagos de maneira indevida. 

Quais os benefícios do FGTS Digital?

– Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;

– Consulta de extratos de pagamentos realizados;

– Individualização dos extratos de pagamento;

– Verificação de débitos em aberto;

– Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas do período trabalhado.

Gostou do artigo? 

Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse conteúdo superinteressante. 

Leia também: 

Receita abre prazo para adesão ao Relp

SIT lança ferramentas para a NR-01: saiba mais

INSS muda as diretrizes para a concessão de benefícios

INSS libera lote de pagamentos de revisão de auxílio no início de maio

Saiba como declarar o saque do FGTS no IRPF 2021

Imposto de Renda MEI: Como saber se preciso fazer a declaração

Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos. 

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.