Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

Simples Nacional: prazo para renegociação é prorrogado

O governo federal estendeu o prazo para renegociação de dívidas para os microempreendedores que fazem parte do Simples Nacional. Saiba mais!
simples nacional

O governo federal estendeu o prazo para renegociação de dívidas para os microempreendedores (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, que fazem parte do Simples Nacional.

O novo prazo permite que essas empresas possam renegociar a sua dívida até às 19h00, do dia 31 de outubro de 2022. Quer saber mais sobre essa nova medida que prorrogou o prazo para renegociação do Simples Nacional?

Confira!

Condições de negociação das dívidas do Simples Nacional

Para que os microempreendedores (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte possam pagar suas dívidas, o governo federal permitiu duas opções de renegociação, de acordo com o prazo de vencimento dos débitos.

As empresas podem optar pela Transação de Pequeno Valor, que inclui débitos inscritos em dívida ativa até o dia 31 de dezembro de 2021, e também o Programa de Regularização do Simples Nacional, que beneficia empresas com débitos inscritos até o dia 30 de junho de 2022.

As empresas que optarem pela Transação de Pequeno Valor podem dar uma entrada de 1% do valor devido e parcelar o restante da dívida de maneira parcelada, em até 57 meses, incluindo desconto de até 40%. 

Porém, vale lembrar que essa opção de negociação está disponível apenas para débitos consolidados igual ou inferior a 60 salários mínimos.

Para quem escolher o Programa de Regularização do Simples Nacional, saiba que ele  concede desconto de até 100% dos acréscimos de juros, multas e encargo legal. 

Lembrando que a empresa devedora pode quitar a dívida em até 120 meses, com entrada de 1% do valor total, parcelada em até 8 meses.

Independentemente da modalidade escolhida, a parcela deve ser acima de R$ 25 para microempreendedor individual e a R$ 100 para microempresa ou empresa de pequeno porte.

Como fazer para aderir à renegociação?

Para as empresas que desejam negociar suas dívidas com o Simples Nacional, é necessário acessar o portal Regularize e seguir o passo a passo abaixo:

– Clicar no menu “Negociar Dívida”;

– Vá até a opção “Acesso ao Sistema de Negociações”;

– Depois, escolha a modalidade de negociação e as instruções do site.

Lembrando que o Simples Nacional é um regime tributário criado pela Lei Complementar 123, destinado para as micro e pequenas empresas — incluindo os microempreendedores individuais (MEIs). 

A finalidade desse regime tributário é diminuir a burocracia e também os custos de pequenos empresários.

Gostou do artigo?

Então, não deixe de compartilhar essa informação importante com amigos, familiares e colegas de trabalho. 

Quer sobrar a sua renda mensal com o DP? Aprenda a transformar seu conhecimento técnico em dinheiro e multiplique sua renda mensal para atingir a liberdade financeira.

Participe do Empreenda DP e conquiste a sonhada liberdade financeira. Clique aqui e matricule-se no programa agora mesmo!

Leia também: 

Área trabalhista ou contábil: 4 dicas para aumentar a sua renda

7 passos para montar uma consultoria no DP

3 jeitos de empreender no DP para ter mais dinheiro e liberdade

4 pontos para levar em consideração na hora de empreender no DP

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações.

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.