A decisão de sair do regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para empreender é um passo muito importante na carreira de qualquer profissional, assim como para quem atua na área trabalhista e de Departamento Pessoal.
Por isso, ao optar por abrir o seu próprio negócio, é preciso ter cautela e levar em consideração uma série de aspectos, que são determinantes para o sucesso da sua nova empreitada.
Por isso, para te ajudar a seguir caminhos sólidos, seguros e que garantam um negócio de sucesso, elencamos 4 pontos que você precisa considerar na hora de empreender no DP. Confira!
1. Certifique-se de que tem uma ideia de negócio
O primeiro passo é certificar-se que, de fato, tem uma ideia de negócio que dará lucro e claro, te fará um profissional feliz e realizado.
Sendo assim, nesta etapa, analise o serviço que será prestado e qual a demanda do mercado. Entenda como a área se comporta, quanto paga, quais as necessidades e deficiências do setor para, assim, oferecer aquele serviço que as empresas estão em busca.
Evite entrar em áreas saturadas, onde a concorrência é alta. Somado a isso, não se esqueça de escolher áreas ou atividades que você tem maior afinidade e conhecimento, pois, as chances de sucesso são maiores.
2. Entenda seu perfil empreendedor
Outro ponto que merece ser observado é o seu perfil de empreendedor. Ter conhecimento sobre a forma como se enxerga como profissional e empreendedor pode te auxiliar na definição dos melhores caminhos de atuação.
Por isso, estude muito sobre o mundo dos negócios e qual a sua aptidão para a área e para lidar com questões financeiras que, talvez, você não tenha conhecimento.
O segredo nesta etapa é buscar conhecimento sobre o empreendedorismo e até estudar outras áreas, como finanças e marketing para te auxiliar a conduzir a sua empresa, principalmente, se começar a atuar sozinho.
Não deixe também de refletir sobre suas expectativas com relação à vida de empreendedor, e se realmente tem disposição para se dedicar a esse projeto.
3. Analise o mercado que pretende atuar
Já falamos sobre a importância de analisar o mercado que pretende explorar. Mas como esse ponto é de extrema relevância, separamos um tópico exclusivo para esse cuidado.
Talvez por nunca ter atuado fora do regime CLT, você desconheça o comportamento do mercado em relação à prestação dos serviços na área do DP.
Dessa forma, é recomendado que você busque por informações sobre as empresas que precisam do tipo de serviço que pretende oferecer, qual o perfil é buscado, qual o formato de serviço oferecido e por aí vai.
Uma dica é conversar com profissionais que já empreenderam, professores, colegas de trabalho e seguir nomes famosos do DP nas redes sociais para, assim, entender que tipo de serviço deve oferecer, qual o tipo de divulgação, preços praticados, etc.
4. Faça projeções financeiras
Para empreender é preciso cuidados com suas finanças. Se você deixar, por exemplo, o regime CLT, lembre-se de ter uma reserva financeira para se sustentar por algum tempo.
Além disso, é preciso saber quanto precisará investir na compra de equipamentos, mobiliários, aluguel de espaço, etc.
Faça também projeções financeiras sobre quanto você pode ganhar, qual o faturamento viável para as suas pretensões, quais serão os custos mensais, a quantidade de clientes que precisará para alcançar esses valores, possibilidade de precisar de empréstimo, etc.
Ao analisar todas essas questões, fica mais fácil planejar o seu novo negócio e, claro, alcançar a tão sonhada independência financeira.
Se você quer empreender no Departamento Pessoal, não perca a Semana Faturando do DP, que acontece nos dias 18, 20, 22 e 24 de julho.
Esse evento é destinado para os profissionais que desejam dobrar a sua renda mensal empreendendo no Departamento Pessoal.
Quer participar? É online, intensivo e gratuito! CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE!
Gostou do artigo?
Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse artigo interessante. Nos acompanhe!
Leia também:
Área trabalhista ou contábil: 4 dicas para aumentar a sua renda
Outsourcing: O Que É, Como Funciona E Como Implementar
Empreendedorismo: O Que É E Como Abrir um Negócio Na Área de RH
Como empreender na área trabalhista: 10 ideias infalíveis
Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações.
Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.