Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

Empreendedorismo: O Que É E Como Abrir um Negócio Na Área de RH

Está pensando em empreender na área de Recursos Humanos, mas não faz ideia por onde começar? Confira dicas no nosso blog!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
empreendedorismo

Está pensando em empreender na área de Recursos Humanos, mas fica receoso e não  faz ideia por onde começar? Saiba que você acaba de encontrar o que procura!

Neste artigo, vamos te explicar o que é empreendedorismo, como ser um empreendedor e como abrir um negócio na área de Recursos Humanos. Confira!

Qual é o conceito de empreendedorismo?

Empreendedorismo é definido como o ato de empreender, ou seja, de executar, fazer ou realizar algum projeto profissional.

Nesse sentido, existem várias formas de empreender, como abrir uma empresa, realizar um projeto no trabalho, uma ação específica no bairro, etc. Empreender é o ato de criar algo e se dedicar a ele, obtendo, claro, lucro.

Aliás, o empreendedorismo tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, o país contabilizou cerca de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou MEIs (Microempreendedores individuais).

Quando comparado com o ano de 2020, houve um aumento de 19,8% que, naquela época, registrou 3,3 milhões de negócios, segundo um levantamento feito pelo Sebrae.

Quais as características de um empreendedor?

Os empreendedores de sucesso reúnem uma série de características. De acordo com Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um empreendedor precisa ter perseverança, iniciativa, coragem para correr riscos, senso de liderança, eficiência e qualidade e uma boa rede de relacionamentos. 

Contudo, não há regras, o importante é conhecer a área que pretende atuar e ter muita dedicação e disciplina. 

4 Dicas para começar a empreender na área de Recursos Humanos

Se você quer se destacar e empreender na área de Recursos Humanos, é preciso seguir algumas etapas para, assim, aumentar as chances que seu projeto terá sucesso. Confira as nossas dicas!

1 – Prepare a transição

O primeiro passo é planejar a sua transição, caso você ainda atue como funcionário em alguma empresa.

Sendo assim, é importante que elabore um cronograma e entenda qual área deseja atuar. Depois disso, avalie as finanças e entenda se é possível ter uma reserva de emergência para empreender, pois, é preciso ter um caixa para investir em cursos, estudos, ferramentas, etc. 

2 – Escolha o ramo de atuação

O segundo passo é escolher o ramo que pretende atuar. Lembre-se sempre que, para empreender, você precisa ter total conhecimento do nicho que pretende trabalhar. 

Uma dica é empreender a partir da sua experiência, pois, é mais fácil conduzir o seu negócio e oferecer um serviço de qualidade para o seu cliente. 

3 – Entenda e mercado e estudo

Ao escolher o ramo de atuação, é importante que você conheça como funciona o mercado. Se não tiver experiência, leia, pesquise, busque por informações sobre o setor e converse com profissionais que já atuem nessa área.

Além disso, o mais importante é estudar e buscar conhecimento na sua área. Você pode até pensar que já sabe de tudo, mas acredite: há sempre algo novo para aprender. A Nith Treinamentos, por exemplo, oferece cursos contínuos na área de Departamento Pessoal. 

4 – Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, a tecnologia é um dos grandes aliados para empreender nas mais diversas áreas e no RH, isso também não seria diferente.

Para oferecer os melhores serviços e garantir uma rotina otimizada, a regra é usar ferramentas e recursos que te ajudem nas atividades do dia a dia. Pense nisso!

Gostou do artigo? 

Então, continue nos acompanhando por aqui, pois, vamos trazer muitos conteúdos sobre empreendedorismo. Não deixe também de compartilhar com os colegas e amigos esse conteúdo superinteressante.

Leia também: 

FGTS Digital: Governo lança novo portal

Restituição do IR 2022: confira o calendário e como consultar

FGTS: Governo anuncia pacote de saques para mulheres

SIT lança ferramentas para a NR-01: saiba mais

INSS muda as diretrizes para a concessão de benefícios

Imposto de Renda MEI: Como saber se preciso fazer a declaração

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos. 

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.