IR: 14 milhões de declarações ainda não foram entregues

O prazo para declarar o IR 2002 termina no dia 31 de maio e 14 milhões de declarações ainda não foram entregues à Receita Federal. Saiba mais!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
declaração IR 2022

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2002 termina no dia 31 de maio e 14 milhões de declarações ainda não foram entregues à Receita Federal.

Até o dia 9 de maio de 2022, foram transmitidas 20.079.294 declarações, porém, a Receita espera que 34,1 milhões sejam enviados até o fim do prazo. 

Vem com a gente e vamos entender um pouco sobre os detalhes da entrega da declaração da edição do IR de 2022!

Prorrogação do prazo da declaração do IR 2022

A entrega das declarações do IR de 2022 começou no início de março e o prazo se encerraria no dia 30 de abril.

Porém, para dar mais tempo para os contribuintes entregarem os dados, esse prazo foi prorrogado até o próximo dia 31 deste mês, como já mencionamos no começo deste artigo. 

Quem precisa entregar a declaração do IR 2022? 

Contribuintes que, em 2021, receberam rendimentos tributáveis no valor superior a R$ 28.559,70 devem apresentar suas contas ao Fisco. 

Lembrando que, quem não cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal, deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido. 

Como corrigir a declaração enviada?

Porém, se você já entregou os dados à Receita Federal, mas precisa corrigir a declaração enviada, porque notou que tem algum erro, você pode transmitir outra declaração com todas as informações corrigidas, ou seja, uma declaração retificadora. 

Não esqueça de informar o número do recibo da declaração retificada. Inclusive, esse dado é obrigatório em declarações retificadoras. Utilize também o programa do mesmo ano que você quer retificar.

Vale ressaltar que até o último dia do prazo de entrega, é possível fazer a retificação, além de conseguir também trocar o regime de tributação, que é o desconto simplificado ou deduções legais. 

Após esse prazo, o contribuinte terá cinco anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sob fiscalização. 

Cronograma de restituição do IR

A Receita Federal disponibilizou, recentemente, o cronograma de restituição do IR. Lembrando que o órgão manteve o calendário de antecipação da restituição que aconteceu durante o período de pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. 

Confira o calendário:

Lote/Data da liberação

1º lote 31 de maio

2º lote 30 de junho 

3º lote – 29 de julho 

4º lote 31 de agosto 

4º lote – 30 de setembro 

Gostou do artigo? 

Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse conteúdo superinteressante. 

Leia também: 

FGTS Digital: Governo lança novo portal

Restituição do IR 2022: confira o calendário e como consultar

FGTS: Governo anuncia pacote de saques para mulheres

SIT lança ferramentas para a NR-01: saiba mais

INSS muda as diretrizes para a concessão de benefícios

Imposto de Renda MEI: Como saber se preciso fazer a declaração

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos. 

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.