Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

Fim da DIRF: mudanças no DCTFWeb foram publicadas hoje

Confira as mudanças no DCTWeb que foram publicadas nesta quarta, 20 de julho!
DIRF

Foi publicado nesta quarta-feira, 20 de julho, a Instrução Normativa, que altera o prazo de entrega da DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) e da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos).

Pela nova regra, fica dispensado o envio da DIRF referente aos fatos ocorridos a partir de janeiro de 2024.

Com isso, haverá DIRF em 2023 referente 2022 e em 2024 referente ao ano-base 2023. Vem com a gente e entenda mais sobre o que diz Instrução Normativa 2.096/22.

Novas regras da Instrução Normativa RFB nº 2.094

A Instrução Normativa estabelece um novo prazo de início da obrigatoriedade para órgãos da administração pública, organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais.

Pela nova regra, essa entrega ocorrerá em novembro, referente aos fatos de outubro. Vale lembrar que, anteriormente, a entrega deveria ocorrer em julho, referente aos fatos ocorridos em junho.

Além disso, estados como o Distrito Federal e municípios não precisam informar o Imposto de Renda Retido na Fonte sobre valores pagos por seus diversos órgãos, autarquias e fundações a pessoas, físicas ou jurídicas, contratadas para o fornecimento de bens ou serviços na DCTF e nem na DCTFWeb.

Renovação da DCTFWeb

Outra alteração publicada nesta quarta-feira, 20 de julho, é que não será mais necessária a renovação da DCTFWeb sem movimento. Anteriormente, as empresas sem atividade eram obrigadas a enviar uma declaração todo mês de janeiro.

Com a nova regra, as empresas devem transmitir uma vez a declaração sem movimento, sem a necessidade de voltar a informar a situação até que uma declaração com tributos seja entregue.

Novas declarações via DCTFWeb

A Instrução Normativa determina ainda que, a partir de janeiro de 2023 devem ser declaradas por meio da DCTFWeb as contribuições previdenciárias e contribuições sociais provenientes de decisões proferidas pela Justiça do Trabalho.

Hoje, essas contribuições são declaradas via Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social. 

As novas regras estabelecem ainda que, a partir de junho de 2023, a DCTFWeb substituirá a DCTF como instrumento de confissão de dívida e de constituição de créditos tributários relativos a IRPJ, IRRF, CSLL, PIS/Pasep e Cofins retidos na fonte. 

Gostou da notícia? Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse artigo interessante. Nos acompanhe!

Você está acompanhando a Semana Faturando do DP? Não perca as nossas lives, que acontecem ainda hoje, 20 e nos dias 22 e 24 de julho.

Quer participar? É online, intensivo e gratuito! CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE!

Leia também: 

Área trabalhista ou contábil: 4 dicas para aumentar a sua renda

7 passos para montar uma consultoria no DP

3 jeitos de empreender no DP para ter mais dinheiro e liberdade

4 pontos para levar em consideração na hora de empreender no DP

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações.

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.