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Estratégias de vendas: como prospectar novos clientes sem ser invasivo

Quer conhecer as melhores estratégias de vendas e como prospectar novos clientes sem ser invasivo?
prospecção de clientes

Nada mais chato do que uma pessoa que quer vender um produto ou serviço, mas aborda o cliente de forma invasiva, não é mesmo?

Se você já passou por isso, provavelmente, sabe do que estamos falando. Por isso, na hora de empreender e oferecer seus serviços, é preciso adotar estratégias de vendas precisas e que deixem seus prospects confortáveis. 

Que tal conhecer as melhores estratégias de vendas e como prospectar novos clientes sem ser invasivo? Vem com a gente!

O que é prospecção de clientes?

Mas antes de conhecermos as melhores formas de conseguir clientes, sem ser invasivo, vamos entender primeiro do que se trata a prospecção de clientes, pois, assim, fica mais fácil entender todo esse conceito.  

Prospectar clientes significa, basicamente, entrar em contato com um potencial cliente, que pode comprar seus produtos ou serviços. 

Nesse sentido, os vendedores fazem ligações ou marcam uma conversa com esses prospects com alto potencial de fechamento, ou seja, aqueles que estão mais prontos para receberem uma oferta comercial.

Quais as melhores formas de abordagem sem ser invasivo?

A melhor estratégia de vendas é aquela que não vende de fato um produto ou serviço, mas sim uma solução para os problemas do consumidor final ou mesmo de uma empresa. 

Então, o principal ponto na hora de prospectar é apresentar o seu serviço com uma solução que seu cliente precisa muito e que vai resolver, de fato, o seu problema. Ou seja, apresente o valor agregado do seu serviço.

Entendendo isso, é importante prospectar clientes com diferentes estratégias para cada um dos canais. 

Trouxemos as principais formas de abordagem por telefone, redes sociais e presencialmente nos próximos tópicos. Confira!

Pelo telefone

Ao abordar um cliente por telefone, um cuidado importante para não ser invasivo é com os horários de ligações. Sendo assim, evite ligar no horário do almoço, no caso de um cliente corporativo ou após o expediente. 

Porém, vale a pena testar os melhores horários. Faça ligações em várias horas do dia, anote e, conforme você receber os feedbacks de seus clientes, é possível moldar a melhor forma de realizar a ligação. 

Seja sempre simpático, objetivo, apresente seu serviço com uma oferta de valor e nunca force uma situação. 

Se você pretende oferecer um serviço, tente sempre marcar uma conversa pessoalmente ou uma reunião online. Peça um e-mail para enviar uma apresentação para formalizar a negociação. 

Por redes sociais

As redes sociais tornaram-se verdadeiras vitrines para vender produtos e serviços, sendo um canal importante não só para divulgar as empresas, mas também para fechar bons negócios. 

Por ser um canal mais descontraído, é preciso tomar cuidado para não ser invasivo ou forçar uma intimidade que não possui um com o seu cliente.

Por isso, antes de iniciar uma conversa, tente pesquisar sobre a empresa e entender qual a linguagem ideal para começar um bate-papo online. 

Assim como no contato via telefone, seja cordial, simpático e objetivo. Explique os benefícios do seu serviço e tente marcar uma reunião online ou uma conversa presencial.

Espere o cliente responder e não fique enviando mensagem insistentemente. 

Presencialmente

No caso do contato presencial, lembre-se que a máxima “a primeira impressão é a que fica” é válida na hora de fechar negócio. 

Nesse sentido, preocupe-se com a sua apresentação visual, seja simpático, educado e nunca invasivo e insistente. 

Apresente o seu serviço, mostrando sempre os benefícios de contratá-lo, responda as dúvidas de forma objetiva e tente, ao máximo, contornar as objeções de forma leve. 

Essas são algumas dicas de como prospectar clientes sem ser invasivo, mas saiba que na hora de elaborar as suas estratégias, pense em como você não gosta de ser abordado por um vendedor. 

A partir disso, é possível criar suas próprias estratégias de prospecção. 

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