Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

eSocial: vantagens e desvantagens do sistema

Confira os principais benefícios e desvantagens do eSocial no nosso novo artigo.
eSocial

A implantação do eSocial é muito mais benéfica do que prejudicial, tanto para os trabalhadores quanto para o empregador brasileiro, sendo, no entanto, necessária a segurança diante do envio de seus eventos e informações.

Inscreva-se gratuitamente no Workshop Dominando o eSocial e garanta certificado de 4h

Por meio do sistema, os empregadores passaram a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais, informações sobre o FGTS etc.

A transmissão eletrônica desses dados simplifica a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas.

Em vez de ter que preencher várias guias, formulários e papeladas, ou ter que usar vários canais digitais diferentes, o profissional responsável só precisa utilizar um único sistema para resolver diversas obrigações trabalhistas, diminuindo assim a possibilidade de erros nos cálculos. 

Confira outros benefícios da implantação do sistema nesse artigo.

Vantagens para os trabalhadores

Por meio do eSocial há a garantia de que os empregadores irão cumprir com suas obrigações trabalhistas e previdenciárias em relação aos trabalhadores.

Isso porque, o não cumprimento dessa obrigação pode acarretar diversas multas para a empresa. Os valores e o tipo de observação variam de acordo com as regras infringidas. 

Por isso, é de extrema importância ficar atento aos prazos e fazer as alterações necessárias para adaptar os processos e a cultura da empresa à legislação.

E como o sistema é unificado e considera os diversos tipos de relação trabalhistas em vigor no Brasil, até mesmo os trabalhadores sem vínculo empregatício terão seus dados coletados e registrados no eSocial. 

Isso significa que as informações formarão um banco de dados centralizado e rico para o Governo.

Isso, é claro, facilita a elaboração e alteração de políticas públicas que beneficiam, também, os trabalhadores.

Vantagens para as empresas

Para as empresas, fica evidente que os processos de envio de dados são simplificados e, como resultado, há aumento da produtividade do time e menor ocorrência de erros nos cálculos, que podem comprometer os negócios.

Outra vantagem é que o sistema garante maior segurança jurídica, uma vez que os dados ficam armazenados em um único ambiente e todo o processo é feito de forma automatizada e digital.

E as desvantagens?

Em relação às desvantagens, podemos citar a exigência de uma nova forma de fazer e executar os processos, dado a sua dimensão e complexidade, demandando um grande esforço na mudança de cultura da empresa, para gerar uma padronização e digitalização das informações. 

As empresas que não se adequarem estarão altamente expostas aos riscos do não cumprimento das obrigações.

E para o trabalhador, a principal desvantagem é o fato de que aquele que não se especializar corre sério risco de perder o emprego.

Cometer erros por não saber exatamente o que deveria ser feito pode ser muito prejudicial à carreira, tendo em vista que isso pode acarretar multas para a empresa onde trabalha ou trazer prejuízos para outros colaboradores.

Inscreva-se gratuitamente no Workshop Dominando o eSocial e garanta o seu certificado de 4h

Cronograma do eSocial

Para não ter dúvidas em relação às fases do cronograma que está em vigor, confira as datas:

Cronograma de implantação do eSocial

Gostou do artigo? Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse conteúdo superinteressante. 

Quer ter acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias e lives exclusivas? Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Leia também: 

Nova lei – 14.438/2022- altera prazo do FGTS e inclui penalidade na CTPS Digital

SST no eSocial: preparação, eventos e documentação

Férias: O que o DP precisa saber

Digitalização do DP: o processo e as principais vantagens para o profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x