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Digitalização do DP: o processo e as principais vantagens para o profissional

A digitalização do DP permite que o departamento se adeque às tendências de inovação e otimização promovidos pela tecnologia, para facilitar os processos de rotina.
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Todas as empresas buscam, constantemente, melhorias em seus processos, seja pelo fato de otimização ou economia.  

Alguns processos podem ser implementados pela própria empresa, outros são por obrigações impostas pelo governo. 

A digitalização do Departamento Pessoal vem, cada vez mais, ganhando força, e já existem diversas soluções inteligentes que tornam as atividades do setor mais assertivas, eficientes e rápidas. 

O que é, de fato, a digitalização do DP?


A digitalização do DP é, portanto, a incorporação de um modelo progressista que, com a ajuda de novas tecnologias e ferramentas, consegue alavancar a performance operacional e estratégica da área, ganhando, principalmente, tempo e recursos. 
 
No entanto, um aspecto importante para essa digitalização é, também, a alteração da cultura organizacional, visto que os trabalhadores precisam entender por quais motivos digitalizar é necessário.  

Reduzindo o tempo gasto com tarefas burocráticas, o DP pode focar em planejamento e ações estratégicas, empregando seus esforços em melhorias e ações que antes eram negligenciadas. 

Envio de documentos trabalhistas pelo eSocial, CTPS Digital, aplicativos de FGTS, consulta de registro e ponto eletrônico, controle de impostos, taxas e contribuições, são apenas alguns exemplos da digitalização do Departamento Pessoal – processos que vieram para simplificar e garantir sua legalidade de acordo com as normas trabalhistas. 

Quais as vantagens da digitalização do Departamento Pessoal?

Entre as principais vantagens da digitalização do DP podemos destacar: 

  • maior segurança de dados; 
  • centralização de processos; 
  • automação das atividades; 
  • comunicação e monitoramento em tempo real. 

Segurança da informação

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) traz pontos específicos que impactam diretamente no DP, entre eles, o aumento da responsabilidade de todos os profissionais com a segurança da informação.

É necessária a mudança de mindset para adotar novos hábitos para manuseio dos dados.

Nunca foi aceitável, mas agora mais do que nunca não podemos ter atitudes como deixar documentos de colaboradores em cima de uma mesa.

Mais uma vez apostar em tecnologia é a saída para garantir que a sua empresa esteja protegida.

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