EFD-Reinf 2022: envio prorrogado para 4°Grupo

O envio da EFD-Reinf da competência agosto/2022 foi prorrogado para o 4º Grupo. Saiba mais no nosso artigo!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
edf

O envio da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída) da competência agosto/2022 foi prorrogado para o 4º Grupo, ou seja, os órgãos públicos, organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais.

A decisão foi publicada conforme Instrução Normativa nº 2.043/2021, sendo alterada pela Instrução Normativa RFB nº 2080, de 6 de maio de 2022. Saiba mais sobre a prorrogação do envio do EFD-Reinf para o 4º Grupo.

O que é EFD-Reinf?

Somente a título de esclarecimento, vamos relembrar o que é a EFD-Reinf. 

Saiba que ela é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, usado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.

Prorrogação do prazo

Lembrando que essa obrigatoriedade de apresentação da EFD-Reinf destina-se às retenções do contribuinte sem relação com o trabalho, assim como os dados sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

O objetivo da prorrogação é garantir a apuração correta dos créditos tributários decorrentes, os recolhimentos na nova metodologia usada para a arrecadação da contribuição previdenciária. 

Vale ressaltar que a Instrução Normativa prorroga o prazo para 22 de agosto de 2022, para os fatos geradores a partir de 1º de agosto de 2022. Antes da publicação, o prazo previsto teria início em 22 de abril.

Quem integra o 4° grupo?

O 4º grupo de obrigados à EFD-REINF são os seguintes

I – Os entes públicos integrantes do Grupo 1 (Administração pública); e

II – As entidades integrantes do Grupo 5 (Organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais), ambos do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.863 de 2018.

Os canais para cumprimento da obrigação de envio estarão disponíveis para essas entidades a partir do dia 22 de agosto de 2022, às 8h00.

Gostou do artigo? 

Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse conteúdo superinteressante. 

Leia também: 

FGTS Digital: Governo lança novo portal

Restituição do IR 2022: confira o calendário e como consultar

FGTS: Governo anuncia pacote de saques para mulheres

SIT lança ferramentas para a NR-01: saiba mais

INSS muda as diretrizes para a concessão de benefícios

Imposto de Renda MEI: Como saber se preciso fazer a declaração

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos. 

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.