Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Semana de 4 dias de trabalho: teste ocorrerá a partir de novembro

A partir de novembro de 2023, o Brasil iniciará os testes para a jornada de trabalho de 4 dias por semana. Saiba mais no nosso artigo!

A partir de novembro de 2023, o Brasil iniciará os testes para a jornada de trabalho de 4 dias por semana. A expectativa é que o experimento tenha duração de seis meses e siga até o mês de abril de 2024.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week e a Reconnect Happiness at Work, uma empresa especializada em serviços que estuda a felicidade corporativa e liderança positiva.

Continue lendo o nosso artigo e entenda mais sobre o teste sobre os impactos da semana de 4 dias de trabalho. 

Como será feito o teste no Brasil?

As informações sobre o programa da semana de 4 dias de trabalho serão divulgadas pela Reconnect, entre os meses de junho e julho. 

A boa notícia é que não há pré-requisitos para participar do experimento. As empresas interessadas poderão preencher um formulário disponível no site para ter acesso à mentoria.

Após a inscrição, as empresas serão preparadas entre os meses de agosto e setembro para adotar o novo modelo de trabalho, que será iniciado em novembro. No entanto, vale destacar que haverá custo para a participação no Brasil, mas ainda não há valores definidos. 

Como é o modelo semana de 4 dias de trabalho?

O modelo de semana de 4 dias de trabalho será do tipo 100-80-100, ou seja, 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. 

Durante o teste, serão avaliados aspectos como o estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade.

Saiba que esse modelo de trabalho já tem sido testado ao redor do mundo, em lugares como os Emirados Árabes Unidos, que já iniciaram a redução do número de dias de trabalho em órgãos públicos. 

Além disso, o Reino Unido também realizou o teste em cerca de 60 empresas. Na Bélgica, esse formato já foi aprovado e implementado em 2022. 

Os testes foram realizados ainda na Islândia e na Suécia. Em ambos os países, a semana de 4 dias de trabalho foi bem aceita e com ótimos resultados, levando os sindicatos a negociar uma nova jornada de trabalho. 

Cerca de 90% das empresas que participaram do teste da semana de 4 dias de trabalho decidiram manter este formato, visto que o novo modelo de carga horária proporcionou aumento de receita e também reduz sintomas de burnout e estresse entre os funcionários.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Leia também:

Checklist para processos de admissão e demissão

Tabela de contribuição do INSS tem alteração com novo salário mínimo

Contribuição do MEI sobe de valor com o novo salário mínimo

Lula anuncia aumento do salário mínimo para R$ 1.320

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x