Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

Terceirização do departamento pessoal: principais vantagens

Pensando em empreender na área do Departamento Pessoal? Confira as dicas de terceirizar os seus serviços para empresas. Confira!
terceirização departamento pessoal

Você que trabalha no departamento pessoal já pensou em terceirizar os seus serviços? Saiba que essa modalidade tem ganhado destaque no mercado, já que ela oferece muitas vantagens para a administração de empresas dos mais variados tamanhos e portes.

Isso acontece porque as companhias conseguem otimizar tempo, economizar na contratação de mão de obra e permite o investimento em profissionais altamente qualificados. 

Vamos entender quais são as principais vantagens para as empresas. Confira!

Como funciona a terceirização do departamento pessoal?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente, se você trabalha no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Para você entender, a terceirização é, basicamente, a transferência das responsabilidades de um departamento para outra empresa ou profissional especializada naquela área. 

Ao terceirizar o DP, a empresa entrega as tarefas burocráticas deste setor para um profissional ou empresa especializada.

Nesse sentido, é possível terceirizar diversas atividades como, por exemplo, processos de admissão e demissão, avaliação, processamento da folha de pagamento, controle de ponto, administração de benefícios, encargos sociais, etc.

Hoje em dia, a terceirização do departamento pessoal tem crescido por se apresentar como uma alternativa para a empresa que quer ganhar um diferencial competitivo, deseja economizar na contratação de mão de compra, precisa reduzir custos operacionais, focar no desenvolvimento de pessoas e na atividade principal do negócio.

Quais as vantagens de terceirizar o DP para as empresas?

Já falamos sobre algumas delas no tópico anterior, mas vamos conhecer mais profundamente essas vantagens. Aliás, esse conhecimento pode servir de argumento para uma negociação com um potencial cliente. Confira!

Redução de custos 

Ao terceirizar as atividades do departamento pessoal, a empresa não precisará se preocupar com os encargos trabalhistas previstos no regime CLT, como FGTS, previdência, 13º, férias, de um profissional contratado.

Se você atua nesse departamento, certamente, sabe que os custos com esses tributos são bem expressivos, não é mesmo?

Garantia de profissionais atualizados

Uma vantagem que merece destaque no nosso artigo é a garantia de contratar profissionais altamente qualificados e atualizados. 

Isso acontece porque, dificilmente, um profissional autônomo tem um perfil acomodado, afinal, ele é dono do seu próprio negócio, sendo responsável pelos seus ganhos e, por isso, precisa oferecer sempre os melhores serviços.

Com isso, normalmente, esse tipo de profissional está sempre em busca de qualificação, cursos de especialização, além de manter-se atualizado com as novidades e tendências do mercado, o que é muito vantajoso para as empresas. 

Redução de riscos

Com a terceirização da administração da folha de pagamento para uma equipe especializada, a empresa garante processos muito mais otimizados, diminuindo, assim, os riscos de erros de  cálculo e até possíveis processos trabalhistas.

Maior atenção para o negócio principal da empresa

Ao deixar as atividades operacionais do Departamento Pessoal nas mãos de profissionais especializados, as empresas conseguem focar nas  nas atividades estratégicas  e que geram lucro para o negócio. 

Otimização do espaço

Ao terceirizar os serviços de departamento pessoal, as empresas ganham mais espaços nas suas sedes, já que não será preciso destinar um cantinho para a equipe do DP. Além disso, há economia na compra de equipamentos, móveis e outros insumos. 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de terceirizar os serviços, comece a se preparar para empreender na área do departamento pessoal. 

Gostou do artigo? 

Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse artigo interessante. Aliás, aqui você encontra as melhores dicas para empreender nesse setor. Nos acompanhe!

Leia também: 

Área trabalhista ou contábil: 4 dicas para aumentar a sua renda

Outsourcing: O Que É, Como Funciona E Como Implementar

Nith Summit 2022: Chegou a Hora de Empreender!

Empreendedorismo: O Que É E Como Abrir um Negócio Na Área de RH

Como empreender na área trabalhista: 10 ideias infalíveis

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos. 

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.