O prazo de entrega da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) para as empresas que estão no Grupo 4, órgãos públicos e organizações internacionais, termina nesta quarta-feira, 10 de maio. Os dados devem ser enviados para o Ministério do Trabalho e Emprego.
Ainda não enviou os dados da Relação Anual de Informações Sociais? Então, vem com a gente e saiba como fazer para declarar as informações de maneira correta e sem dificuldade!
RAIS: o que é?
Mas antes de explicar como fazer a entrega da declaração, vamos relembrar o que é a RAIS para que esse assunto fique bem claro e não haja dúvidas entre os nossos leitores.
A RAIS é a sigla para Relação Anual de Informações Sociais, obrigação anual que deve ser feita por parte das empresas.
A finalidade do documento é reunir dados sobre os empregados e sobre seus respectivos empregadores para que o governo possa ter estatísticas sobre o cenário trabalhista no Brasil e, assim, planejar e executar políticas públicas.
Dessa forma, as empresas devem transmitir dados trabalhistas dos seus colaboradores ao Ministério do Trabalho e Emprego que, por sua vez, usará as informações para a realização de cálculos de indicadores econômicos, pesquisas, etc.
Vale lembrar que a não entrega da documentação pode acarretar em multas e sanções para a empresa.
Como fazer a declaração da RAIS?
A entrega da declaração da RAIS deve ocorrer por meio do programa GDRAIS, disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no site: http://www.rais.gov.br/sitio/download.jsf.
Para a entrega do documento, é preciso apresentar informações, como identificação da empresa, com razão social, CNPJ, endereço, e-mail e número telefônico, etc.
Além disso, é necessário fornecer ainda informações sobre o quadro de funcionários da sua empresa, incluindo, quantidade de colaboradores, nome, CPF, estado civil, data de nascimento, etc.
Você deve incluir também dados sobre os contratos, com as admissões e demissões, trabalhadores com deficiência e dados sindicais.
Vale lembrar que desde 2019, a entrega da Relação Anual de Informações Sociais vem sendo substituída de maneira gradativa pelo Social.
Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.
Leia também:
Checklist para processos de admissão e demissão
Tabela de contribuição do INSS tem alteração com novo salário mínimo