Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Prazo de entrega da RAIS termina amanhã, 10 de maio

O prazo de entrega da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) para as empresas que estão no Grupo 4, órgãos públicos e organizações internacionais, termina nesta quarta-feira, 10 de maio. Os dados devem ser enviados para o Ministério do Trabalho e Emprego.

Ainda não enviou os dados da Relação Anual de Informações Sociais? Então, vem com a gente e saiba como fazer para declarar as informações de maneira correta e sem dificuldade!

RAIS: o que é?

Mas antes de explicar como fazer a entrega da declaração, vamos relembrar o que é a RAIS para que esse assunto fique bem claro e não haja dúvidas entre os nossos leitores. 

A RAIS é a sigla para Relação Anual de Informações Sociais, obrigação anual que deve ser feita por parte das empresas. 

A finalidade do documento é reunir dados sobre os empregados e sobre seus respectivos empregadores para que o governo possa ter estatísticas sobre o cenário trabalhista no Brasil e, assim, planejar e executar políticas públicas.

Dessa forma, as empresas devem transmitir dados trabalhistas dos seus colaboradores ao Ministério do Trabalho e Emprego que, por sua vez, usará as informações para a realização de cálculos de indicadores econômicos, pesquisas, etc. 

Vale lembrar que a não entrega da documentação pode acarretar em multas e sanções para a empresa. 

Como fazer a declaração da RAIS?

A entrega da declaração da RAIS deve ocorrer por meio do programa GDRAIS, disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no site: http://www.rais.gov.br/sitio/download.jsf.

Para a entrega do documento, é preciso apresentar informações, como identificação da empresa, com razão social, CNPJ, endereço, e-mail e número telefônico, etc.

Além disso, é necessário fornecer ainda informações sobre o quadro de funcionários da sua empresa, incluindo, quantidade de colaboradores, nome, CPF, estado civil, data de nascimento, etc.

Você deve incluir também dados sobre os contratos, com as admissões e demissões, trabalhadores com deficiência e dados sindicais. 

Vale lembrar que desde 2019, a entrega da Relação Anual de Informações Sociais vem sendo substituída de maneira gradativa pelo Social. 

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Leia também:

Checklist para processos de admissão e demissão

Tabela de contribuição do INSS tem alteração com novo salário mínimo

Contribuição do MEI sobe de valor com o novo salário mínimo

Lula anuncia aumento do salário mínimo para R$ 1.320

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x