O empreendedorismo nunca esteve tão em alta. Dados do Sebrae e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) apontam que a quantidade de empreendedores no Brasil com empresas com mais de 3 anos e meio cresceu significativamente em 2021.
Ao todo, são 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos que são donos do seu próprio negócio, atesta o estudo.
Se você quer fazer parte desta estatística, saiba que é necessário ter um propósito para começar a empreender. Você sabe qual o seu? Entende o que isso significa?
Caso esses pontos ainda não estejam tão claros, vem com a gente e vamos entender o porquê o propósito é o primeiro passo para ter sucesso!
O que é ter um propósito?
Propósito é, segundo o dicionário, a intenção de realizar alguma coisa, seja ele um projeto ou desígnio.
O dicionário descreve propósito ainda como a ideia de alcançar um objetivo, uma finalidade, um intuito. E quando o assunto é empreender, o propósito é o ponto de participar para abrir o seu negócio.
Qual a sua motivação ao empreender? Liberdade financeira, flexibilidade de tempo, maiores ganhos, oportunidade de desenvolver seus próprios projetos profissionais e gerar resultados?
Independentemente de qual seja ele, comece a refletir sobre qual é o seu.
Qual a importância do propósito para empreender?
Ao refletir sobre o seu propósito, é interessante que você entenda qual a importância do propósito no universo do empreendedorismo.
Para você compreender, empreender com propósito faz com que o seu objetivo e desenvolvimento de um plano de negócios sejam baseados em valores e princípios, que possam inspirar você e inspirar as outras pessoas.
Por isso, na hora de criar o seu negócio, é preciso usar como referência alguns aspectos, além do propósito, como missão, visão e valores.
Então, na hora de elaborar esses pontos, é preciso pensar da seguinte maneira:
Missão (o que a sua empresa faz);
Visão (usado como um objetivo de longo prazo);
Valores (serve com um guia de como o seu projeto será executado);
Propósito (razão para a empresa existir).
Como descobrir qual o seu verdadeiro propósito?
Mas se você ainda não descobriu qual o seu verdadeiro propósito, trouxemos aqui alguns questionamentos para que possa definir o seu.
Nesse sentido, faça as seguintes perguntas:
Por que a minha empresa existirá e para quê?
Por que quero empreender?
Por que vou dar esse nome para meu negócio?
Por que escolhi atuar nessa área?
Qual a minha motivação?
Onde quero chegar?
Meu negócio está de acordo com os seus princípios e valores?
Qual o sentido do meu negócio?
Essas são alguns dos questionamentos que você deve fazer para entender o real propósito da sua empresa.
Se ainda assim não está claro sobre qual é o seu propósito, não precisa se preocupar, pois, aos poucos, você vai entendê-lo.
Nesse sentido, conte com o blog a Nith Treinamentos, pois trazemos sempre conteúdos interessantes sobre empreendedorismo, propósitos e muito mais.
Gostou do artigo?
Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse artigo interessante. Aliás, aqui você encontra as melhores dicas para empreender. Nos acompanhe!
Leia também:
Área trabalhista ou contábil: 4 dicas para aumentar a sua renda
Outsourcing: O Que É, Como Funciona E Como Implementar
Empreendedorismo: O Que É E Como Abrir um Negócio Na Área de RH
Como empreender na área trabalhista: 10 ideias infalíveis
Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações.
Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.