Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

IR: 2º lote será liberado com correção da Selic no dia 30

Amanhã, 30 de junho, a Receita Federal vai liberar o dinheiro da restituição do segundo lote do Imposto de Renda. Saiba mais!
imposto de renda

Amanhã, 30 de junho, a Receita Federal vai liberar o dinheiro da restituição do segundo lote do Imposto de Renda. A consulta ao lote foi liberada no último dia 23.

Confira quem tem direito a receber os valores, como fazer a consulta e outros detalhes como a correção da taxa Selic, que será concedida a partir do segundo lote. Continue lendo o artigo!

Consulta ao lote do Imposto de Renda

Para quem ainda não sabe se está nesse grupo de restituição do Imposto de Renda, saiba que a consulta é muito fácil de ser feita, basta acessar o site da Receita Federal ou utilizar o aplicativo Pessoa Física. 

Ao fazer a consulta diretamente no site da Receita, é preciso informar o CPF do contribuinte, a data de nascimento e, em seguida, clicar no campo “Consultar”.

Depois disso, você já terá a informação sobre a liberação ou não do dinheiro. 

Mas se preferir, saiba que é possível fazer a consulta no Portal e-Cac. Nesse caso, você precisará acessar o site e ir até o ícone “Entrar com gov.br”, depois, será necessário informar o CPF e clicar em “Continuar”.

Em seguida, coloque a senha e clique em “Entrar”. Vá até o campo “Serviços em destaque”, vá e, depois, clique no campo “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”. Pronto, a informação sobre a liberação estará disponível. 

2º Lote do IR: correção da Taxa Selic

Juntamente com a liberação do segundo lote da restituição do Imposto de Renda vem uma novidade: os contribuintes que têm direito à restituição terão ganhos maiores. 

Isso acontece porque a partir deste segundo lote todos os contribuintes terão a correção de 1% com base na Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, nos valores. 

Lembrando que, recentemente, o Copom (Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central elevou a Selic em 0,5 ponto percentual de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano. 

Segundo a Receita Federal vai contemplar 4,2 milhões de contribuintes, que totalizam R$ 6,3 bilhões.

Próximos lotes de restituição do IR

Os próximos lotes serão liberados nas seguintes datas:

3º lote: 29 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Os contribuintes que têm direito à restituição podem realizar consulta aos valores uma semana antes da data da liberação dos valores.

Gostou do artigo? 

Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos o maior evento presencial de empreendedorismo trabalhista e contábil.

Leia também: 

Área trabalhista ou contábil: 4 dicas para aumentar a sua renda

Outsourcing: O Que É, Como Funciona E Como Implementar

Nith Summit 2022: Chegou a Hora de Empreender!

Empreendedorismo: O Que É E Como Abrir um Negócio Na Área de RH

Como empreender na área trabalhista: 10 ideias infalíveis

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos. 

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.