O lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) será pago pela Receita Federal, na próxima sexta-feira, 28 de abril.
Ao todo, cerca de 290.934 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, serão contemplados com os valores, que somam R$ 344 milhões. Continue lendo o artigo e entenda mais como esse pagamento funcionará.
Como funcionará o pagamento dos lotes residuais?
Vale lembrar que esses lotes residuais referem-se aos contribuintes que caíram na malha fina, porém, regularizam a sua declaração, posteriormente.
Do valor total a ser pago, R$ 155.117.452,22 correspondem quantitativo de contribuintes com prioridade legal, como os seguintes:
- 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3.647 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Neste pagamento, 248.579 contribuintes não prioritários também receberão os valores.
Como receber os valores do lote residual?
O pagamento do lote residual é feito na conta bancária que o contribuinte informou na declaração do Imposto de Renda.
Lembrando que os valores pagos contam com uma atualização pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte à data final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, com acréscimo 1% no mês do depósito.
Caso o pagamento não tenha sido realizado na sua conta bancária, saiba que os valores podem ser resgatados no no Banco do Brasil por até 12 meses. Para isso, você terá que reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB.
É possível ainda ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001, para as capitais; 0800-729-0001para as demais localidades, e 0800-729-0088, que é um telefone especial exclusivo para deficientes auditivos.
Como fazer as consultas aos lotes residuais?
Para verificar se você tem dinheiro a receber neste lote residual, saiba que a consulta é realizada no site da Receita Federal, no https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.
Ao acessar o site, vá até o ícone “Meu Imposto de Renda” e, depois, clique em “Consultar a Restituição”. Um processo simples e fácil!
Gostou do artigo?
Então, aproveite e venha pro Nithflix!
Leia também:
Nota Fiscal eletrônica para MEI: obrigatoriedade é adiada para setembro