Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.

Certificados digitais: emissões batem recorde em 2022

No último ano, a quantidade de emissão de certificados digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) bateu recorde. 

Para você ter uma ideia, em 2022, o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, registrou 8,4 milhões certificados digitais emitidos.

Esse número representa um aumento na casa dos 12,6% quando comparado com o ano de 2021. Ao todo, o Brasil contabiliza 1,8 milhões de certificados digitais ativos. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre certificados digitais.

O que é ICP-Brasil?

A ICP-Brasil é uma cadeia hierárquica de confiança que realiza a emissão de certificados digitais para identificação virtual de pessoas físicas ou jurídicas em território nacional. 

Esse documento digital consegue atestar a autenticidade dos dados e também a identificação de usuários, sejam elas pessoas físicas ou o cidadão comum, que acessa os sistemas eletrônicos com informações confidenciais. 

O objetivo dos certificados digitais é garantir a proteção das operações por meio da ICP Brasil.

Recorde de emissão de certificados digitais

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação considera que 2022 foi um ano marcado pela suspensão das restrições da pandemia, porém, com a manutenção dos fluxos de trabalho. 

Na avaliação do ITI, o trabalho remoto acelerou o processo de utilização de meios eletrônicos, o que favoreceu a popularização dos certificados digitais e as assinaturas eletrónicas qualificadas.

Ainda de acordo com dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, os credenciamentos de Autoridades de Registro também apresentaram aumento, em 2022, de 10,6% em relação a 2021.

Quais os tipos de certificados digitais da ICP-Brasil?

Há vários tipos de certificados digitais, que variam de acordo com sua aplicação e nível de segurança, sendo que cada um pode ser usado para diferentes finalidades. Por isso, antes de solicitar um certificado digitais, é preciso conhecer seus tipos, confira!

Certificado tipo A

O certificado digital tipo A é usado por profissionais autônomos, empresas e órgãos públicos, que têm alta demanda de arquivos e necessitam que as validações aconteçam de maneira ágil. Além disso, ele também é o mais usado para a assinatura digital. 

Certificado tipo S

Já o certificado tipo S é indicado para documentos sigilosos e confidenciais, que possibilita a decodificação apenas por pessoas autorizadas. Sendo assim, ele deve ser usado em caso de operações que necessitam de segurança máxima, como contratos de valor financeiro. 

Certificado tipo T

O certificado tipo T, chamado também de carimbo do tempo, usa data e hora para a realização de operações digitais. Esse formato garante que os dados do documento não sejam alterados. 

Segurança tipo A, S ou T 1

O certificado digital segurança tipo A, S ou T1 possuem segurança mais baixa. Além disso, ele não tem acesso por meio de criptografia, sendo que todo o processo é feito a partir de um sistema no computador, que pode ser acessado com senha. 

Sua validade é de 12 meses. 

Segurança tipo A, S ou T 3

O certificado digital de segurança tipo 3 tem seu armazenamento em um hardware criptográfico como, por exemplo, em um cartão inteligente ou token. 

Com isso, seu acesso é restrito, sendo permitido apenas por pessoas autorizadas. O prazo de validade é de 3 anos.

Segurança tipo A, S ou T 4

O certificado digital de segurança tipo 4 é considerado o mais seguro, já que usa módulo de segurança criptográfico. Esse tipo é gerado e guardado em um hardware, permitindo a cópia de segurança para outro HSM. 

Qual a importância dos certificados digitais para a sua empresa?

Os certificados digitais são importantes para empresas de vários portes e segmentos; afinal, o volume e dados confidenciais são altos, exigindo processos de segurança cada vez mais rígidos.

Dessa forma, se você quer garantir que as informações que circulam dentro e fora da sua empresa estejam seguras, é preciso investir em recursos inovadores, como o certificado digital.  

Esse documento eletrônico permite que os dados sensíveis para o seu negócio circulem de maneira segura pela internet, sem o risco de serem modificados, corrompidos ou extraviados. 

Gostou do artigo? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois, trazemos assuntos interessantes para o seu negócio.

Aproveite e venha pro Nithflix!

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Leia também:

RAIS no eSocial: 1/3 de férias não integra a base para cálculo do abono do PIS

eSocial: Termina prazo de convivência dos leiautes

IRPF 2023: passo a passo simples para fazer o download do programa gerador da declaração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x