O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou, nesta semana, que cerca de 1,4 milhão de trabalhadores terão direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep relativo ao ano-base 2021.
Lembrando que esses valores serão liberados para as pessoas que não receberam no primeiro lote de pagamento, em razão de problemas em dados fornecidos pelos empregadores.
Para fazer o repasse de maneira correta, o governo federal revisou as informações de 2,7 milhões de trabalhadores. Antes da revisão, o número de cidadãos com direito ao benefício era de 22,9 milhões.
Entenda mais no nosso artigo!
Quando os valores serão pagos?
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os valores serão liberados, no dia 17 de abril, aos trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril que não receberam a quantia devida nos primeiros lotes por problemas na transmissão de dados.
A boa notícia aos trabalhadores é que eles já podem conferir as informações sobre o pagamento no portal Gov.br. Ao todo, serão repassados cerca de R$ 1,411 bilhão aos trabalhadores.
Em abril, o abono será pago para 4,694 milhões de trabalhadores brasileiros.
Próximos pagamentos
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que o terceiro lote do calendário de pagamentos é composto por trabalhadores de empresas privadas inscritos no PIS com data de nascimento entre maio e junho, além de funcionários públicos com Pasep final 3 e 4.
Lembrando que o repasse dos valores do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal, enquanto dos funcionários públicos é o Banco do Brasil.
O valor do benefício é de R$ 1.302, que corresponde a um salário-mínimo. Vale ressaltar que as quantias são proporcionais ao período em que o trabalhador trabalhou com carteira assinada.
O abono aos trabalhadores é destinado aos trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais, em média, em 2021. Outro requisito é estar inscrito no PIS ou no Pasep há, no mínimo, cinco anos.
Gostou do artigo? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois, trazemos assuntos interessantes sobre benefícios e temas interessantes para os empregadores.
Aproveite e venha pro Nithflix!
Leia também:
RAIS no eSocial: 1/3 de férias não integra a base para cálculo do abono do PIS
eSocial: Termina prazo de convivência dos leiautes
IRPF 2023: passo a passo simples para fazer o download do programa gerador da declaração