A Receita Federal disponibilizará a segunda consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda, na próxima sexta-feira, 23 de junho. Essa segunda etapa de pagamento contemplará os contribuintes de acordo com a ordem de envio das declarações.
Vale lembrar que a Receita contabilizou mais de 4 milhões de contribuintes, que totalizam em torno de R$ 7,5 bilhões em pagamentos, inclusive, este é o maior valor pago em um lote de restituição em toda a história do IR.
Confira o nosso artigo e entenda como consultar o segundo lote do Imposto de Renda!
Como fazer a consulta do 2º lote do Imposto de Renda?
Para verificar se você está na lista de contemplados no segundo lote do Imposto de Renda, é preciso acessar o site Meu Imposto de Renda.
Feito isso, vá até o ícone “Consultar a Restituição”. No caso de consulta simples, é preciso inserir apenas o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Para quem deseja dados mais completos, é preciso acessar o portal e-CAC, onde constam informações sobre o status da declaração, eventuais divergências ou mesmo se você caiu na ‘malha fina’.
Além disso, no portal e-Cac, o contribuinte também pode fazer a retificação de possíveis erros na declaração. Você só precisará informar o CPF, código de acesso e senha.
É importante ressaltar ainda que o contribuinte que não resgatar o valor da dentro do período de 1 ano, será necessário solicitá-lo também no Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
Para isso, acesse o menu Declarações e Demonstrativos, depois vá até Meu Imposto de Renda e clique em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário de pagamento dos lotes de restituição do IR 2023
Confira as datas programadas dos pagamentos do Imposto de Renda 2023:
1º lote – 31 de maio; (já liberado)
2º lote – 30 de junho; (a liberar)
3º lote – 31 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 29 de setembro.
Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.
Leia mais:
DCTFWeb: confira mudanças divulgadas pela Receita Federal