Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Confira as principais NRs para o Departamento Pessoal

Conheça as principais NRs para o Departamento Pessoal. Leia nosso artigo!

Você sabe quais as principais normas regulamentadoras para o Departamento Pessoal? 

Saiba que elas são importantes para garantir a segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, principalmente porque esse setor desempenha um papel essencial nas empresas, cuidando das questões relacionadas aos funcionários e às obrigações trabalhistas

Quer conhecer as principais NRs para o Departamento Pessoal e sua importância na proteção dos trabalhadores e no cumprimento das obrigações legais? Confira o nosso artigo!

O que são normas regulamentadoras?

As NRs (Normas Regulamentadoras) são um conjunto de regulamentos criados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Seu objetivo é promover a segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Embora existam várias NRs que podem ser relevantes para o Departamento Pessoal, algumas delas têm uma aplicação mais direta nessa área. Confira quais são elas:

NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Estabelece a obrigatoriedade de as empresas possuírem um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, dependendo do número de funcionários e do grau de risco da atividade desenvolvida.

NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Define a obrigatoriedade de empresas com determinado número de empregados constituírem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, responsável por discutir e implementar medidas de segurança e saúde no trabalho.

NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Estabelece a obrigatoriedade das empresas elaborarem e implementarem um programa de controle médico e saúde ocupacional, com o objetivo de preservar a saúde e prevenir doenças relacionadas ao trabalho.

NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

Determina que as empresas realizem o PPRA, um programa que visa a identificação, avaliação e controle dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.

NR 15 – Atividades e Operações Insalubres

Define critérios para caracterização das atividades e operações consideradas insalubres, estabelecendo os limites de tolerância e as medidas de controle para proteger a saúde dos trabalhadores expostos a agentes nocivos.

Conclusão

Essas são apenas algumas das NRs que podem ser relevantes para o Departamento Pessoal. É importante ressaltar que cada empresa possui particularidades em relação às atividades desenvolvidas, ao número de funcionários e ao ambiente de trabalho.

Por isso, pode haver a necessidade de cumprir outras NRs específicas para sua área de atuação. É recomendado que o Departamento Pessoal esteja atualizado sobre as NRs aplicáveis e esteja em conformidade com as obrigações legais estabelecidas pelo MTE.

Gostou do artigo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois, trazemos informações importantes sobre o Departamento Pessoal.

Aliás, você está participando da 7ª edição do Workshop Dominando o eSocial! Um grandioso evento 100% online e gratuito para você estar atualizado sobre as novidades do eSocial. Não perca, pois o workshop termina amanhã, 16 de junho.

Esperamos por você! Toque no botão abaixo para garantir a sua inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x