Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

3 Erros que todo empreendedor iniciante comete e como corrigir

Sonha em empreender? Então, confira os 3 erros que você não pode cometer. Leia o nosso artigo!
empreendedorismo

Empreender é uma atitude que pode trazer muitos benefícios ao profissional, não só financeiramente, mas também muito mais liberdade de tempo e para desenvolver os seus próprios projetos. 

Porém, ao largar o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhista) e embarcar em uma nova jornada, saiba que há alguns erros que muitos empreendedores iniciantes cometem e que você precisa evitar. 

Listamos os 3 principais para você não errar e ter muito sucesso. Confira!

O que é empreendedorismo?

Primeiramente, vamos entender o real conceito de empreendedorismo para que você possa compreender como esse modelo de trabalho exige dedicação, entusiasmo e disciplina.

De forma resumida, o empreendedorismo é a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos e negócios, no sentido de gerar visibilidade profissional e, claro, lucro. 

3 erros mais comuns ao empreender

Mas na hora de empreender, é preciso evitar alguns erros que muitos profissionais cometem por puro desconhecimento.

Para te ajudar nessa jornada, selecionamos 3 dos erros mais graves. Dá uma olhadinha!

1. Não ter plano de negócio

Na hora de partir para o empreendedorismo, a falta de um plano de negócio é um dos erros mais comuns, que estão no topo da lista.

Para empreender, não basta deixar o emprego e abrir um negócio sem o mínimo de planejamento, pois, um plano de negócio norteará as suas ações.

Você precisará, primeiramente, entender do mercado que atua, fazer uma análise de concorrência, fornecedores, tecnologia, modelos de trabalho e por aí vai. 

A regra aqui é colocar tudo no papel e compreender minuciosamente seu ramo de atuação nos mais diferentes sentidos. 

Além da análise de mercado, faça um  planejamento financeiro, incluindo o investimento, previsão de receitas e despesas.

Tenha também um plano de marketing para que você possa fazer divulgação dos seus serviços. Faça um plano operacional no que diz respeito à estrutura, como vai operar, onde e como atenderá os seus clientes. 

Tudo isso será determinante para o sucesso do seu negócio.

2. Não se capacitar

A falta de capacitação também é um erro gravíssimo ao empreender. Para se destacar e oferecer um serviço de qualidade, faça cursos e capacitações sobre a sua área de atuação, que te dará suporte para atuar de forma sólida. 

Aliás, além de entender do seu ramo, faça cursos rápidos sobre finanças, marketing, operações e vendas, pois, todas essas áreas ajudarão a estabelecer o seu negócio, principalmente, se trabalhar sozinho, no início. 

Hoje em dia, já existem muitos cursos voltados para o empreendedorismo, que te guiam nessa caminhada, que abordam as questões mais críticas do negócio e fazem o empreendedor refletir sobre várias questões.  

3. Ser desorganizado nas finanças

Esse erro pode levar seu negócio ao fracasso. Se você não tiver uma organização financeira, saiba que sua empresa deixará de existir em um futuro breve. 

Tenha um plano financeiro, que inclui todos os investimentos que serão necessários, quais as contas e impostos mensais e tudo que envolve um negócio. 

Tenha tudo isso rigorosamente computado e controlado em sistemas, cadernos de anotação ou em uma planilha excel.  Controle a sua conta corrente e jamais misture contas pessoais com as da empresa. 

Tenha uma boa gestão financeira, faça um fluxo de caixa e registre cada valor movimentado dentro da empresa. Saiba que esses cuidados te ajudarão a ter sucesso no empreendedorismo. 

Gostou do artigo? 

Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos esse artigo interessante. Aliás, aqui você encontra as melhores dicas para empreender nesse setor. Nos acompanhe!

Leia também: 

Área trabalhista ou contábil: 4 dicas para aumentar a sua renda

Outsourcing: O Que É, Como Funciona E Como Implementar

Empreendedorismo: O Que É E Como Abrir um Negócio Na Área de RH

Como empreender na área trabalhista: 10 ideias infalíveis

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações.

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x