Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Imposto de Renda 2023: 41,1 Milhões De Declarações foram enviadas

As entregas das declarações do Imposto de Renda 2023 superaram as expectativas da Receita Federal. Saiba mais!

O período de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 terminou no último dia 31 de maio, e a Receita Federal registrou o envio de 41.151.515 documentos dos contribuintes. 

Lembrando que os contribuintes que não entregarem a declaração podem receber multa de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido, com limite máximo de 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima aplicada é de R$ 165,74.

Saiba tudo no nosso artigo!

Entregas superaram as expectativas da Receita Federal

As entregas das declarações do Imposto de Renda 2023 superaram as expectativas da Receita Federal que, inicialmente, eram de 39,5 milhões de documentos. 

Do volume total de declarações entregues pelos contribuintes, 24% utilizaram o formato pré-preenchido; 57% na modalidade simplificado; e 8% no modelo retificado.

Segundo o órgão, o processo ocorreu de forma tranquila e sem quaisquer problemas. 

Declarações fora do prazo

Para os contribuintes que perderam o prazo da entrega do IR 2023, a orientação da Receita Federal é fazer o preenchimento da declaração e enviar por meios dos programas habituais usados pela Receita Federal.

Ao enviar a declaração, a notificação de lançamento e o DARF da multa por atraso serão gerados de forma automática com o recibo de entrega. Lembrando que o contribuinte terá 30 dias para fazer o pagamento.

Depois disso, há a incidência de juros de mora, conforme a taxa Selic – a taxa básica de juros, que está em 13,75% ao ano.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Leia mais:

Como Corrigir Erros Após o Envio da Declaração do Imposto de Renda

eSocial: confira detalhes sobre o fim do código de acesso

Confira as multas relacionadas ao atraso de envio do eSocial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x