A CEF (Caixa Econômica Federal) acaba de liberar o empréstimo no valor de R$ 100 mil para pessoas que estão com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito.
Essa medida foi tomada pela instituição em razão da alta quantidade de pessoas endividadas em decorrência, principalmente, da pandemia do coronavírus, a Covid-19.
Segundo dados endividados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em fevereiro deste ano, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as famílias com dívidas em atraso somam 29,9%.
Continue lendo o artigo e confira todos os detalhes do empréstimo para negativados.
Como funciona o empréstimo para negativados?
De maneira geral, antes de conceder o empréstimo, às instituições financeiras e bancárias realizam uma consulta para verificar se o nome do requerente está negativado ou não, o que pode impedir a oferta do crédito.
Dessa forma, para quem não consegue obter o empréstimo por estar com o nome cadastrado nos serviços de proteção ao crédito, a Caixa Econômica liberou, por meio de um sistema chamado de penhora, a possibilidade de obter crédito com uma taxa de juros de 1,99% mensal.
Para pleitear o empréstimo, o cidadão deve se dirigir até uma agência da Caixa, que disponibiliza o sistema penhora.
Vale ressaltar que nem todas as unidades estão aptas a oferecer esse tipo de crédito. Dessa forma, é importante consultar a agência que possui conta para verificar se ela oferece essa possibilidade.
A vantagem é que a liberação do crédito é facilitada, pois não há análise cadastral e nem a necessidade de um avalista. Os bens em questão ficam seguros na Caixa e o cidadão pode renovar o contrato, sempre que precisar.
Após quitar os valores devidos, o bens são devolvidos para o requerente no prazo de 180 dias. Vale lembrar que os limites de empréstimos podem chegar até 100% do valor da garantia para quem tem conta na Caixa Econômica.
Para obter a linha de crédito, é preciso apresentar documentos, como comprovante de residência, RG e CPF.
Essa solicitação de empréstimo é submetida a uma análise para verificar qual bem pode ser penhorado e entregue como garantia.
Entre os bens que podem ser penhorados estão peças feitas de metais e pedras nobres como ouro e diamante, além de relógios, canetas e joias valiosas.
Gostou do artigo? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois, trazemos assuntos interessantes para o seu negócio.
Aproveite e venha pro Nithflix!
Leia também:
RAIS no eSocial: 1/3 de férias não integra a base para cálculo do abono do PIS
eSocial: Termina prazo de convivência dos leiautes
IRPF 2023: passo a passo simples para fazer o download do programa gerador da declaração