A versão 10.1.7 do programa da ECD (Escrituração Contábil Digital) foi disponibilizada pela Receita Federal, na última quinta-feira, 18 de maio.
Essa nova versão apresenta algumas melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação, além de fazer ajustes em falhas de correção na recuperação da ECD anterior.
Continue lendo o artigo e entenda como fazer o download ECD!
Como fazer o download ECD?
A boa notícia da nova versão, a 10.1.7 do programa da Escrituração Contábil Digital versão Java é compatível com os mais diversos sistemas operacionais. No entanto, para baixar o programa, é preciso ficar de olho em algumas recomendações, confira quais são elas:
O primeiro passo é instalar a máquina virtual java (JVM) 1.7 ou superior. Sendo assim, você precisará acessar o site http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp.
Feito isso, selecione o programa compatível com sistema operacional, faça o download e prossiga com a instalação:
Para Windows: SPEDContabil-10.1.7-Win32.exe
Para Linux: SPEDContabil_linux_x86-10.1.7.jar (32 bits) /SPEDContabil_linux_x64-10.1.7.jar (64 bits)
Lembre-se que a instalação só é possível com a inclusão da permissão de execução, com o comando: “chmod +x SPEDContabil-10.1.7-Linux.jar” ou “chmod +x SPEDContabil_linux_x86-10.1.7.jar” ou conforme o Gerenciador de Janelas usado pela sua empresa
O que é ECD?
A ECD é a sigla para Escrituração Contábil Digital, parte do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). A sua finalidade é substituir a escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, via versão digital.
Você precisa transmitir, os seguintes livros:
Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Vale lembrar que o prazo final de envio da ECD é dia 31 de maio.
Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.
Leia mais:
IR 2023: saiba quem pode ser declarado como dependente
Vale-alimentação e vale-refeição: conheça as mudanças aprovadas pelo governo
IR 2023: 40% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração