Você sabe como preparar a ECD (Escrituração Contábil Digital) para enviar o documento? Se a resposta for não, continue lendo esse artigo e confira as melhores dicas e o passo a passo de como enviar o arquivo do jeito certo e sem erros.
Vem com a gente e acabe com as suas dúvidas na hora de enviar o ECD de uma vez por todas. Confira!
Sped – Sistema Público de Escrituração Digital
Antes de aprender como gerar a ECD, vamos entender do que se trata o Sped e a sua importância no envio do documento. Saiba que ele é um programa com duas funções:
– Escrituração Contábil Digital (ECD ou Sped Contábil);
– Escrituração Fiscal Digital (EFD ou Sped Fiscal).
A finalidade do sistema é tornar a entrega de documentos mais prática, ágil, menos burocrática, além de estabelecer uma relação mais moderna entre o Fisco e os contribuintes.
Para fazer a escrituração contábil digital, você usará o Sped Contábil, onde a empresa deve registrar as transações contábeis da empresa.
Passo a Passo de Como Entregar a ECD?
Não precisa ficar preocupado se você não sabe ou ainda tem dúvidas de como entregar a ECD.
Saiba que muitos profissionais ficam receosos na hora do de enviar o documento, pois, um erro ou o envio em atraso do documento pode acarretar em multas e penalidades.
Confira o passo a passo:
Antes de mais nada, lembre-se que é necessário que a contabilidade esteja concluída e que não haja mais nenhuma necessidade de realizar movimentos no exercício. Verifique também o Saldo Anterior nos relatórios.
Passo 1
Para isso, acesse o Menu Relatórios > Contábeis > Balancete de Verificação. Informe um período no campo Mês/Ano. No campo Grau, informe o número: 1, para visualizar os grupos e seus totais.
Passo 2
Antes de dar continuidade aos procedimentos de encerramento do ano, verifique se a Empresa possui um Grupo de RESULTADO DO EXERCÍCIO, para finalidades de encerramento.
Lembrando que o Grupo de RESULTADO deve ser um grupo separado dos outros do Plano de Contas. Isso acontece porque ele é um Grupo Transitório criado apenas para encerrar as Despesas, Receita e Custos, para Apuração do Resultado do Exercício.
Sendo assim, o grupo “RESULTADO” não possui vínculo do Plano Referencial em seu Grupo de contas.
Passo 3
Para fazer a entrega do Arquivo da ECD/ECF, é preciso que o vínculo com o Plano Referencial esteja encerrado. Para realizar o vínculo, acesse o Menu Cadastros > Plano de Contas.
Passo 4
Certifique-se que no Plano de Contas, Menu Cadastros > Plano de Contas, clicando na coluna “TIPO”, as contas de RECEITAS, DESPESAS, CUSTOS e as contas de antepenúltimo grau estão configuradas da seguinte forma: “Tipo DRE”.
Passo 5
Após verificar que os Saldos Anteriores foram transportados de maneira correta, você pode fazer o encerramento do exercício por meio da Rotina de Transferência de Resultado. Para isso, acesse o Menu Módulos > Transferência de Resultado.
Para confirmar se os 4 Trimestres foram, de fato, encerrados, acesse o Menu Consultas > Lotes, coloque habilitado a Tipo: TRANSFERÊNCIA e insira no campo Data, o período desejado, depois é só clicar em OK para fazer a consulta.
Para companhias que fazem encerramento anual, o procedimento de encerramento será o mesmo, mas terá apenas um único encerramento no Ano.
Passo 6
Após fazer o encerramento, verifique no Balanço Patrimonial, se o TOTAL do ATIVO e PASSIVO estão corretos.
Acesse o Menu Relatórios > Contábeis > Balanço Patrimonial. Insira no campo Mês/Ano o último mês do ano de geração/encerramento. E no campo Grau coloque o número: 1, para visualizar os grupos e seus totais.
Passo 7
Para geração dos Registros J100 (Balanço), J150 (DRE) e J210 (DMPL / DLPA), vocÊ deve realizar a Apuração das Demonstrações Contábeis, antes de fazer a Geração do Arquivo da ECD.
Acesse o Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações Contábeis.
Lembrando que a Apuração das Demonstrações Contábeis é feita da mesma forma da Apuração do Encerramento de Período. Com isso, se o Encerramento do Período é TRIMESTRAL, as Demonstrações serão TRIMESTRAIS.
Mas se o Encerramento do Período é ANUAL, as Demonstrações serão ANUAIS.
– No campo Grau, informe o último grau usado no Plano de Contas:
– Em um Plano de 5 Graus, o último Grau será o 5°;
– Em um Plano de 6 Graus, o último Grau será o 6°.
Após preencher todos os dados , clique em OK para que a plataforma faça as apurações.
Passo 8
Para gerar o Arquivo da ECD, acesse o Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD. Pronto, o processo de entrega foi finalizado.
Gostou do artigo? Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos.
Leia também:
Escrituração Contábil Digital: entenda o que é, obrigatoriedade e prazos
Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos.
Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.