Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

Como preparar a ECD? Dicas e Passo a Passo

Você sabe como preparar a ECD (Escrituração Contábil Digital) para enviar o documento? Confira o passo a passo!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ecd

Você sabe como preparar a ECD (Escrituração Contábil Digital) para enviar o documento? Se a resposta for não, continue lendo esse artigo e confira as melhores dicas e o passo a passo de como enviar o arquivo do jeito certo e sem erros. 

Vem com a gente e acabe com as suas dúvidas na hora de enviar o ECD de uma vez por todas. Confira!

Sped – Sistema Público de Escrituração Digital

Antes de aprender como gerar a ECD, vamos entender do que se trata o Sped e a sua importância no envio do documento. Saiba que ele é um programa com duas funções:

– Escrituração Contábil Digital (ECD ou Sped Contábil);

– Escrituração Fiscal Digital (EFD ou Sped Fiscal).

A finalidade do sistema é tornar a entrega de documentos mais prática, ágil, menos burocrática, além de estabelecer uma relação mais moderna entre o Fisco e os contribuintes.

Para fazer a escrituração contábil digital, você usará o Sped Contábil, onde a empresa deve registrar as transações contábeis da empresa. 

Passo a Passo de Como Entregar a ECD?

Não precisa ficar preocupado se você não sabe ou ainda tem dúvidas de como entregar a ECD. 

Saiba que muitos profissionais ficam receosos na hora do de enviar o documento, pois, um erro ou o envio em atraso do documento pode acarretar em multas e penalidades.

Confira o passo a passo:

Antes de mais nada, lembre-se que é necessário que a contabilidade esteja concluída e que não haja mais nenhuma necessidade de realizar movimentos no exercício. Verifique também o Saldo Anterior nos relatórios.

 Passo 1

Para isso, acesse o Menu Relatórios > Contábeis > Balancete de Verificação. Informe um período no campo Mês/Ano.  No campo Grau, informe o número: 1, para visualizar os grupos e seus totais.

Passo 2

Antes de dar continuidade aos procedimentos de encerramento do ano, verifique se a Empresa possui um Grupo de RESULTADO DO EXERCÍCIO, para finalidades de encerramento. 

Lembrando que o Grupo de RESULTADO deve ser um grupo separado dos outros do Plano de Contas. Isso acontece porque ele é um Grupo Transitório criado apenas para encerrar as Despesas, Receita e Custos, para Apuração do Resultado do Exercício. 

Sendo assim, o grupo “RESULTADO” não possui vínculo do Plano Referencial em seu Grupo de contas.

Passo 3

Para fazer a entrega do Arquivo da ECD/ECF, é preciso que o vínculo com o Plano Referencial esteja encerrado. Para realizar o vínculo, acesse o Menu Cadastros > Plano de Contas.

Passo 4

Certifique-se que no Plano de Contas, Menu Cadastros > Plano de Contas, clicando na coluna “TIPO”, as contas de RECEITAS, DESPESAS, CUSTOS e as contas de antepenúltimo grau estão configuradas da seguinte forma: “Tipo DRE”. 

Passo 5

Após verificar que os Saldos Anteriores foram transportados de maneira correta, você pode fazer o encerramento do exercício por meio da Rotina de Transferência de Resultado. Para isso, acesse o Menu Módulos > Transferência de Resultado.

Para confirmar se os 4 Trimestres foram, de fato, encerrados, acesse o Menu Consultas > Lotes, coloque habilitado a Tipo: TRANSFERÊNCIA e insira no campo Data, o período desejado, depois é só clicar em OK para fazer a consulta.

Para companhias que fazem encerramento anual, o procedimento de encerramento será o mesmo, mas terá apenas um único encerramento no Ano.

Passo 6

Após fazer o encerramento, verifique no Balanço Patrimonial, se o TOTAL do ATIVO e PASSIVO estão corretos. 

Acesse o Menu Relatórios > Contábeis > Balanço Patrimonial. Insira no campo Mês/Ano o último mês do ano de geração/encerramento. E no campo Grau coloque o número: 1, para visualizar os grupos e seus totais.

Passo 7

Para geração dos Registros J100 (Balanço), J150 (DRE) e J210 (DMPL / DLPA), vocÊ deve realizar a Apuração das Demonstrações Contábeis, antes de fazer a Geração do Arquivo da ECD. 

Acesse o Menu Módulos > SPED > Apuração das Demonstrações Contábeis.

Lembrando que a Apuração das Demonstrações Contábeis é feita da mesma forma da Apuração do Encerramento de Período. Com isso, se o Encerramento do Período é TRIMESTRAL, as Demonstrações serão TRIMESTRAIS.

Mas se o Encerramento do Período é ANUAL, as Demonstrações serão ANUAIS.

– No campo Grau, informe o último grau usado no Plano de Contas:

– Em um Plano de 5 Graus, o último Grau será o 5°;

– Em um Plano de 6 Graus, o último Grau será o 6°.

Após preencher todos os dados , clique em OK para que a plataforma faça as apurações.

Passo 8

Para gerar o Arquivo da ECD, acesse o Menu Módulos > SPED > Geração do Arquivo da ECD. Pronto, o processo de entrega foi finalizado.

Gostou do artigo? Então, não deixe de compartilhar com os colegas e amigos. 

Leia também: 

Escrituração Contábil Digital: entenda o que é, obrigatoriedade e prazos

Aqui no Portal da Nith Treinamentos, você encontra informações sobre Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Área Contábil para que tenha acesso às principais e mais confiáveis informações destes segmentos. 

Continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.