O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) vai liberar nesta quinta-feira, 25 de maio, a primeira parcela do 13º salário dos beneficiários da Previdência Social. Os valores serão pagos juntamente com o benefício mensal.
Via de regra, o abono salarial, como também é conhecido, é pago entre os meses de agosto e novembro; porém, o atual Governo optou pela antecipação para movimentar as economias locais.
Continue lendo e saiba como serão pagos os valores da primeira parcela do 13º salário.
Quem serão os primeiros a receber a primeira parcela do 13º salário?
Os primeiros a receber o abono salarial de 2023 são os beneficiários que ganham até um salário-mínimo e possuem o NIS (Número de Identificação Social) com final 1.
Os beneficiários que recebem mais que o piso nacional e com o NIS com final 1 e 6 podem sacar os valores a partir de 1º de junho. Lembrando que a data final para conclusão de todos os pagamentos é até o dia 7 de junho.
Vale lembrar que, com o novo piso salarial, que entrou em vigor no 1º de maio, o piso previdenciário também foi ajustado e será de R$ 1.320,00.
Segundo a Previdência Social, o repasse dos valores para os benefícios do INSS chegarão a R$ 62,6 bilhões, beneficiando 38 milhões de segurados.
A primeira parcela do 13º salário é isenta de descontos de impostos. Com isso, na segunda parcela, as tributações serão descontadas.
Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.
Leia mais:
IR 2023: saiba quem pode ser declarado como dependente
Vale-alimentação e vale-refeição: conheça as mudanças aprovadas pelo governo
IR 2023: 40% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração