Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.

7 Dicas para crescer no Departamento Pessoal

departamento pessoal

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Enfrentar, diariamente, os desafios da profissão é a rotina dos profissionais do Departamento Pessoal. Dominar as leis, entender sobre legislação tributária, estar ciente das novas tecnologias de comunicação e ainda dar conta das tarefas cotidianas do setor.

Este é o cenário dos profissionais do Departamento Pessoal, que precisam estar sempre atualizados sobre as tendências do mercado, da área trabalhista e garantir a produtividade do setor. 

departamento pessoal

Ou seja, é impossível ficar parado! Estudar, agir e manter-se sempre atualizado é um dos melhores caminhos para conseguir crescer na carreira dentro do Departamento Pessoal.

Por isso, listamos, nesse artigo, 7 dicas que vão ajudar você a se atualizar e começar, desde já, a buscar o crescimento profissional dentro do Departamento Pessoal da empresa onde você trabalha. Acompanhe!  

  1. Aproveite o crescimento do aumento da burocracia na área trabalhista.

Essa dica é uma das mais importantes e merece sua total atenção. Transforme desafios em oportunidades. Estamos em tempos de Coronavírus, vivemos um momento de isolamento e os profissionais de Departamento Pessoal estão trabalhando como nunca!

São muitas as leis que estão sendo publicadas e começando a vigorar requerendo aplicação prática. Com isso, cada vez mais, o DP ficará mais especializado e, por consequência, precisará de mais especialistas.

Afinal, quanto mais complexa se torna a burocracia que envolve o DP, menos profissionais saberão sobre ela. Portanto, é momento de valorização do Departamento Pessoal.

A hora é essa! Aproveite esse momento de burocracia para valorizar o DP e seus profissionais.

  1. Fique atento ao eSocial

Isso mesmo! Se você pensa que ele está morto, errou… O eSocial está, sim, parado, mas poderá ressurgir a qualquer momento. Por enquanto, a única publicação que foi feita sobre este assunto trata da suspensão do DAI. Mais nada!

departamento pessoal 2

Porém, o eSocial continua extenso, complexo e fiscalizador e ainda sequer foram publicados o novo MOS e nem o novo leiaute oficial. E também é preciso lembrar que muitas empresas ainda não fecharam suas folhas de pagamento, nos grupos 1 e 2. 

E é bom deixar claro que a complexidade toda irá surgir quando as empresas do grupo 3 começarem a fechar suas folhas de pagamento. Ou seja, estudem muito o eSocial!!

  1. Seja imprescindível, já que nem todos são insubstituíveis

Veja bem! Com a atual crise sanitária por conta da pandemia do Coronavírus, muitas empresas vão fechar e muitos empregos vão sumir. E essa crise irá se tornar econômica! 

E como ser insubstituível no Departamento Pessoal? Simples. Seja pontual, sorridente, amigável com as pessoas e fique à disposição da empresa onde você trabalha.

Pense nos resultados da sua empresa e do cliente da sua empresa. Tenha timing, ou seja, mantenha-se atualizada e saiba o que está acontecendo no tempo certo ou antecipe-se!

Desenvolva sua comunicação, aprenda a falar e estude sobre a liderança.

  1. Antes de pagar as dívidas, invista em seu maior patrimônio que é seu conhecimento

Antes de pagar aos outros, pague-se! Isso quer dizer que o melhor investimento, ou o primeiro dele, tem de ser feito na sua capacitação profissional. Porque é, justamente, esta capacitação que irá te tornar um profissional de Departamento Pessoal imprescindível.

Não deixe de estudar! Não pare de se atualizar! Invista em cursos e acumule conhecimento para si e para repassar à sua empresa.

  1. Saiba sobre Tributação Trabalhista e Previdenciária

Esta é uma dica para quem tem um conhecimento mais avançado, mas quem ainda não o tem, pode tê-lo. Para isso, basta estudar e colocar tudo em prática.

Saiba fazer os cálculos sem precisar de sistema. Aprenda a fazê-los na calculadora. Cálculos em geral precisa saber o fundamento legal.

medida provisória

Por exemplo, é importante saber sobre Legislação do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) incluindo RRA (Rendimento Recebidos Acumuladamente); Cálculo de Médias Diferentes; Cálculos de Direitos (férias, 13º salário, rescisão); Tributação Previdenciária; Aumento após data-base, etc…

Vamos frisar que são três legislações diferentes aliadas ao SST (Segurança e Saúde no Trabalho). Sendo elas: Legislação Trabalhista, Previdenciária e do Imposto de Renda.  

  1. Mostre o que você sabe e ajude outras pessoas

Essa dica é importante e extremamente válida!

Com base na pirâmide de aprendizagem de William Glasser já está comprovado que é possível reter até 95% das pessoas quando ensinamos. E de quebra, ainda se ganha mais autoridade no assunto ensinando aos outros a partir do nosso próprio conhecimento profissional. 

Mas, é claro, que é preciso ter este conhecimento para poder transmiti-lo a quem ainda não sabe ou tem dúvidas sobre o assunto.  

E o que nos mostra a pirâmide William Glasser? Como se dá o nosso processo de aprendizagem? 

Ele acontece da seguinte forma: 10% quando lemos, 20% quando ouvimos, 30% quando observamos, 50% quando vemos e ouvimos, 70% quando discutimos com outras pessoas, 80% quando fazemos e 95% quando ensinamos aos outros.

  1. Tenha presença digital

Nos dias atuais e com tantas plataformas de comunicação na internet é inadmissível ficar de fora delas. É fundamental ter, sim, presença digital e saiba que, primeiro você aparece e depois, como consequência, você cresce.

Em tempos de redes sociais, não basta ser bom naquilo que você faz ou entende. É preciso também mostrar que é bom e que você tem autoridade naquele assunto ou segmento.

Então, lembre-se que a sequência é exatamente esta: SER – FAZER – TER. Não é possível seguir o inverso disto. Não haverá resultados positivos. Portanto, esteja presente no Facebook, principalmente ajudando os grupos de estudos que existem por lá. 

Também esteja presente no Linkedin, mantendo seu currículo sempre atualizado nessa rede social e, por fim, faça-se presente no Instagram criando seu perfil profissional e disponibilizando conteúdo próprio sobre o seu conhecimento.

E, então? Gostou de saber sobre estas 7 dicas para crescer no Departamento Pessoal? Anote todas e aproveite também para conhecer os cursos online e profissionalizantes da Nith Treinamentos, inclusive para profissionais do Departamento Pessoal.

E este assunto que abordamos neste artigo também está disponível na LIVE feita pela Professora Zenaide de Carvalho, no canal da Nith, no Youtube. 

Para acessar e acompanhar mais dicas sobre como crescer no Departamento Pessoal basta clicar aqui.

INSCRIÇÕES ABERTAS para a primeira turma do Curso Online DP e eSocial DO ZERO!

Conquiste o sucesso que você sempre sonhou no departamento pessoal mesmo que você não tenha experiência!

Você vai aprender na prática as principais rotinas do departamento pessoal para se tornar um profissional de destaque.

Curso coordenado pela Professora Zenaide Carvalho e ministrado pelos professores Débora Ignácio e Luciano Pimentel.

Inscreva-se hoje no curso e garanta bônus exclusivos. As vagas são limitadíssimas!!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x