Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Suspensão temporária da transmissão de processos trabalhistas no eSocial

Entenda tudo sobre a decisão que suspende, de forma temporária, a obrigatoriedade do uso do evento S-2501!
suspensão de processos trabalhistas

No dia 14 de novembro, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região emitiu uma decisão liminar que suspende, temporariamente, a obrigatoriedade do uso do evento S-2501, relacionado aos processos trabalhistas, no módulo eSocial Trabalhista. 

Como resultado, a multa de 20%, prevista para casos de descumprimento, também fica suspensa.

Quer entender mais sobre a decisão que suspende, de forma temporária, a obrigatoriedade do uso do evento S-2501? Então, continue lendo o nosso artigo!

Qual o motivo da decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região?

Essa medida que suspende, temporariamente, a obrigatoriedade do uso do evento S-2501, relacionado aos processos trabalhistas, no módulo eSocial Trabalhista, foi tomada em resposta a uma solicitação da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que alegou dificuldades diante das recentes alterações nas normas de recolhimento.

De acordo com a petição inicial, as contribuições previdenciárias, anteriormente realizadas através da antiga sistemática, Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) e Guia de Previdência Social (GPS), passaram a ser obrigatoriamente registradas no sistema eSocial, com a imposição automática de uma multa moratória de 20%.

Contudo, a mudança vai contra a ordem judicial original, que determina o recolhimento previdenciário no mês seguinte à liquidação da sentença trabalhista.

A decisão liminar suspende provisoriamente a exigência do evento S-2501, o que possibilita que as empresas continuem utilizando o antigo sistema até que as autoridades façam as modificações necessárias para gerar a guia de recolhimento sem a inclusão automática da multa.

O documento ressalta que o eSocial busca simplificar as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, mas destaca que a imposição automática da multa de mora é indevida, conforme argumentado pelas empresas envolvidas.

Com essa decisão favorável, as empresas que entrarem com mandado de segurança terão um alívio temporário, aguardando as adaptações necessárias para se ajustarem à nova forma de recolhimento, sem serem penalizadas pela multa moratória.

A autoridade responsável foi notificada para fornecer informações dentro do prazo legal, e o Ministério Público Federal será consultado. O processo seguirá para novas fases até a decisão final.

eSocial

O eSocial é um sistema que unifica o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas por parte das empresas. 

Sua criação foi parte do projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e tem como objetivo simplificar e agilizar o cumprimento das obrigações acessórias por parte dos empregadores.

O eSocial atua como um canal único por meio do qual as empresas enviam dados relacionados aos seus funcionários, tais como informações trabalhistas, previdenciárias, folha de pagamento, férias, entre outros. 

Ele integra diversos órgãos e entidades do governo, como Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social, consolidando em um único ambiente virtual uma série de declarações e formulários que antes eram apresentados de forma separada.

A ideia por trás do eSocial é proporcionar maior transparência, facilitar a fiscalização e reduzir a burocracia, uma vez que simplifica a prestação de informações, evitando redundâncias e inconsistências nos dados enviados pelas empresas. 

É importante ressaltar que o eSocial impacta principalmente as empresas e empregadores, que precisam se adequar às suas normas e prazos de envio de informações para evitar penalidades.

Gostou do artigo? 

Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Aliás, se você quer dominar os desafios do eSocial e construir uma carreira de sucesso no DP? 

Então, não perca a Maratona BlackNith, que vai até o dia 17 de novembro, no nosso canal do Youtube, às 19h. Serão 5 dias de conteúdo para acelerar a sua carreira no DP. Clique aqui e inscreva-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x