Em decorrência da pandemia, o governo teve que encontrar novos meios para garantir que trabalhadores recebam seus benefícios, sem ter que ir fisicamente até agências e bancos.
Essa necessidade resultou na implantação de diversos aplicativos e ferramentas que permitem que saque e solicitações sejam feitos pelo dispositivo móvel.
Uma das opções que se abriram com essa implantação foi a possibilidade de requisitar o seguro-desemprego por meio da Carteira de Trabalho Digital.
Foi declarado por meio da Resolução CODEFAT 873/2020 que durante o estado de emergência pública decorrente do coronavírus, o trabalhador terá a opção de requisitar a habilitação no Programa seguro-desemprego mesmo após passado 120 dias desde o sétimo dia da sua demissão.
Entre janeiro e julho de 2020, os pedidos de seguro-desemprego chegaram a 4.521.163, informação que constitui uma alta de 11% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Como solicitar o seguro?
O aplicativo foi produzido pelo Ministério da Economia, para os trabalhadores brasileiros e estrangeiros terem acesso às informações de Qualificação Civil e de seus Contratos de Trabalho que hoje constam na Carteira de Trabalho física.
Para requisitar o seguro pela Carteira de Trabalho Digital é bem simples.
Primeiramente é necessário baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o que pode ser feito pelas principais lojas de Apps e pela Web.
Após baixar o aplicativo siga os seguintes passos:
- Clique em entrar e informe seu CPF;
- Crie sua conta, informando os dados que são requisitados;
- Crie uma senha forte;
- Autorize o uso de dados pessoais;
- Selecione a opção Benefícios no canto inferior direito;
- Clique em Solicitar no espaço de seguro desemprego;
- Digite o número do requerimento e clique em Próximo. Após esse processo serão apresentadas informações sobre a empresa e termos necessários;
- Avance até o final para terminar a solicitação.
O processo apresentado é válido apenas para solicitações feitas pelo celular, relembrando que o requerimento via aplicativo não é aplicável para trabalhadores domésticos.
Se ocorrer algum problema no momento de recuperação de login e senha necessários para pedir o seguro, o problema pode ser resolvido por meio da página de atendimento do Ministério da Economia.
Quer saber mais sobre alteração dos prazos para solicitação do seguro-desemprego? Clique aqui para ler o artigo sobre o assunto.
Outra ferramenta que beneficia os trabalhadores durante a pandemia, apresentada pela Caixa Econômica Federal, foi o Aplicativo FGTS, em que é possível requisitar saques, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas de processos e muito mais.
Por ele, trabalhadores com contas ativas e inativas de 29 de junho a 21 de setembro podem sacar o auxílio emergencial de até R$ 1.045,00 sem sair de casa, condizente com o mês de nascimento.
O usuário desse aplicativo também pode optar por duas opções de saques: Saque-rescisão ou saque-aniversário.
O trabalhador que optar pelo saque-aniversário perde o direito de sacar o FGTS depois de ser demitido ou ter o contrato rescindido sem justa causa. Tendo direito apenas ao 40%.
Passo a passo para realizar o saque-rescisão:
Após instalar o aplicativo, que é está disponível para android e IOS, siga os seguintes passos:
- Realize o login com o CPF e a senha;
- Confirme seus dados;
- Escolha entre escolher Uma conta Caixa ou Conta de outros bancos;
- Informe os dados da conta bancária e pressione continuar;
- Selecione Continuar com o saque para realizar o saque do FGTS.
O saque para contas de outros bancos é uma operação de TED, por isso há cobrança de taxas.
O saque-aniversário possibilita o trabalhador retirar uma parte do fundo anualmente, sempre no mês de seu aniversário.
Veja o processo:
- Na tela principal do app do FGTS, selecione Faça a opção pelo Saque Aniversário;
- Aceito os termos e condições toque em optar pelo Saque Aniversário;
- Escolha entre Crédito em conta Caixa ou Transferência bancária (com cobrança de taxas);
- Informe os dados de sua conta bancária e confirme;
- Escolha entre Dia 1 e Dia 10 para o dia do saque;
- Toque em Continuar e avence até finalizar o processo.
O saque-aniversário será realizado automaticamente no dia escolhido, com os valores já disponíveis na sua conta. Para receber o saque-aniversário no mesmo ano, é preciso fazer a mudança até o último dia do mês de aniversário.
Sabe outra coisa que você pode fazer sem sair de casa? Aprender tudo sobre eSocial e se destacar no mercado de trabalho.
A aula 1 do Workshop eSocial 100% gratuito e 100% online já foi liberada e foi um tremendo sucesso.
Se você ainda não está assistiu ou não está inscrito, não perca mais tempo, clique aqui para participar do evento que está transformando profissionais em todo o país.
O Workshop eSocial, que começou no dia 14 e vai até dia 21 de setembro, terá mais três aulas e uma live de resolução de exercícios. A segunda aula vai ser disponibilizada amanhã às 9h e terá como tema SST no eSocial.
Além de todo o conhecimento prático e teórico você ainda garante um CERTIFICADO gratuito de 9h de participação. Aproveite, porque é uma chance única.