ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS
A partir da próxima segunda-feira, 15 de junho, a Caixa Econômica Federal começa a liberar o saque de até R$ 1.045, para quem tenha conta ativa ou inativa no FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
A liberação do dinheiro está prevista na Medida Provisória 936/2020, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus.
Condições para saques do FGTS
Os saques do FGTS ocorrerão até o dia 31 de dezembro e poderão ser feitos pelo trabalho que tiver mais de uma conta vinculada. A sequência de saques começará pelas contas inativas, ou seja, os empregos antigos em contas com menor saldo.
Em uma segunda etapa, poderá ser retirado de outras contas ativas, seguindo o mesmo critério, que é pelo menor valor de saldo.
Lembrando que, em qualquer dessas condições, o valor de saque não poderá ser maior que R$ 1.045, que corresponde a um salário mínimo.
Como será feito o saque do FGTS?
A boa notícia é que, para quem é correntista da Caixa Econômica, o credito será disponibilizado automaticamente na conta em que o trabalhador seja o titular.
Vale lembrar que, caso o trabalhador tenha interesse em fazer a transferência do dinheiro para outro banco, será cobrado uma tarifa para a operação bancária.
O saque do FGTS em 2020 será feito por meio das agências da Caixa Econômica, nos caixas eletrônicos e também lotéricas, correspondentes autorizados.
Para quem preferir, a transferência do FGTS pode ser feita pelo aplicativo da Caixa, que pode ser baixado nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
Até o momento, a Caixa ainda não divulgou o calendário de saques, mas, segundo a CEF, os critérios serão os mesmos das demais liberações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que segue o mês de nascimento do trabalhador.
Saque-aniversário FGTS
A Caixa também já está liberando o saque-aniversário para o trabalhador que aderiu à modalidade, que permite receber as parcelas anualmente. O calendário segue o mês de aniversário do empregado.
Confira o calendário
- Janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
- Março e abril – saques de maio a julho de 2020;
- Maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
- Julho – saques de julho a setembro de 2020;
- Agosto – saques de agosto a outubro de 2020;
- Setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
- Outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
- Novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
- Dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
De acordo com o Governo Federal, o trabalhador poderá sacar uma parcela de 5% a 50% do valor que está disponível na conta do FGTS, mais um valor fixo todo ano, dependendo do saldo.
Para quem está com dúvidas sobre o saque, você pode fazer uma simulação para saber a quantia que receberia se aderisse ao saque-aniversário.
Para consultar, você deverá fazer um cadastro e criar uma senha no site da Caixa Econômica Federal e também pelo aplicativo do FGTS, que está disponível na App Store, Google Play ou Windows Store.
Gostou deste artigo?
Então, não deixe de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre novidades, dicas, tendências e os últimos acontecimentos do segmento.
Aproveite também e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os cursos online que ela oferece para quem quer aprender com quem entende e tornar-se um profissional de destaque no setor em que atua.
E fique atento às nossas redes sociais, pois sempre trazemos as principais novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos também no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.
Aprenda tudo sobre o Departamento Pessoal e descomplique o eSocial! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Workshop DP e eSocial Avançado, que vai acontecer do dia 8 a 12 de junho. É totalmente gratuito e online, e o melhor de tudo: tem certificado de participação de 5 horas ❤
⠀
Não perca tempo e vem aprender com os mestres do DP e eSocial, os Professores Luciano Pimentel e Zenaide Carvalho.