Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

RAIS 2022: recibo da obrigação já está disponível

Leia o nosso artigo e entenda como ter acesso à RAIS de 2022 entregue em 2023!
rais 2022

Os empregadores já podem ter acesso à declaração referente à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano de 2022, submetido em 2023.

O sistema possibilita a obtenção das declarações com até 10.000 conexões, transmitidas com certificação digital pelo GDRAIS a partir do exercício de 2013, assim como as criadas com base nos registros do sistema eSocial, começando pelo exercício de 2019.

Continue lendo o nosso artigo e entenda como ter acesso à RAIS de 2022 entregue em 2023!

Como fazer a impressão da RAIS?

O Governo tem optado por concentrar todas as declarações via eSocial com o objetivo de unificar e simplificar o procedimento de submissão das declarações trabalhistas, incluindo a RAIS.

Nessa nova abordagem de submissão via eSocial, a impressão do recibo correspondente à entrega da RAIS pode ser obtida seguindo estas etapas:

  • Acesse https://servicos.mte.gov.br/empregador/;
  • Faça login utilizando as credenciais do gov.br;
  • Escolha o Certificado Digital da empresa;
  • Selecione a aba CAGED/RAIS;
  • Clique em Relatório Completo do Estabelecimento;
  • Insira o ano-base desejado.

Os empregadores também podem fazer a emissão do Recibo de Entrega da RAIS por meio do site, desde que a declaração tenha sido submetida por meio do programa GDRAIS, GENÉRICO ou RAIS NEGATIVA WEB.

Você pode acesse o link  http://www.rais.gov.br/sitio/recibo_identificacao.jsf, preencher os campos do formulário: ano-base, CREA e CNPJ e, depois, cliara em “Enviar”.

Como será a RAIS 2024?

A partir deste ano, pela primeira vez, todos os grupos do eSocial estão isentos da entrega da RAIS. Consequentemente, os dados referentes aos empregados serão recuperados do sistema.

Com isso, não será mais necessário enviar a RAIS Anual utilizando o programa GDRAIS.

Assim, a partir do ano-base 2023, as declarações da RAIS, para todos os grupos do eSocial, serão extraídas diretamente dos bancos de dados do sistema eSocial.

RAIS

A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) é um importante instrumento de coleta de dados estatísticos sobre o mercado de trabalho no Brasil. 

Ela é obrigatória para todas as empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação, e visa fornecer informações detalhadas sobre empregados e empregadores. 

Esses dados são utilizados pelo governo para elaborar políticas públicas, tomar decisões econômicas e sociais, além de servir como base para estudos e análises sobre o mercado de trabalho brasileiro. 

A RAIS é declarada anualmente pelas empresas e contém informações como número de empregados, remuneração, vínculos empregatícios, entre outros dados relevantes.

Além disso, ela deve conter uma série de informações sobre os empregados e empregadores, incluindo:

Identificação do Estabelecimento: Dados cadastrais da empresa, como CNPJ, razão social, endereço, entre outros.

Informações sobre os Trabalhadores: Detalhes individuais de cada trabalhador, tais como nome, CPF, data de nascimento, sexo, raça/cor, data de admissão, data de desligamento (se houver), categoria profissional, remuneração, jornada de trabalho, entre outros.

Informações Sociais e Econômicas: Estatísticas relacionadas à mão de obra, tais como número de empregados, remuneração total, horas trabalhadas, entre outros.

Código de Atividade Econômica: Código que identifica a atividade principal da empresa, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Outras Informações: Eventuais informações complementares solicitadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Essas informações são fundamentais para o acompanhamento e análise do mercado de trabalho brasileiro, além de subsidiar políticas públicas relacionadas ao emprego, renda e condições de trabalho.

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando o nosso blog, trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x