Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Nova versão do PJeCalc está disponível: confira!

Confira todos os detalhes sobre a nova versão do PJeCalc!

A mais recente edição do Sistema Unificado de Cálculo do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJeCalc) já está disponível, trazendo uma nova funcionalidade que possibilita a emissão de relatórios para o preenchimento dos eventos de processos trabalhistas (S-2500 e S-2501) no eSocial.

A partir de 1º de outubro de 2023, o envio das informações trabalhistas se tornará obrigatório no eSocial, o que significa que as empresas precisam se preparar para essa nova responsabilidade.

Entenda mais no nosso artigo!

Detalhes sobre a nova versão do PJeCalc

A nova versão do Sistema Unificado de Cálculo do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho.

Para ter acesso à edição mais recente, é necessário baixar a versão mais atualizada do PJeCalc (2.12.0), que está disponível para download desde 24 de julho deste ano. 

A nova versão oferece duas melhorias importantes: alteração da sugestão padrão nas telas de multas, honorários e custas, além de disponibilizar o relatório específico para o eSocial.

Uma dica importante é que, após instalar o sistema pela primeira vez, o ideal é atualizar as Tabelas Auxiliares, que contêm os índices de correção, alíquotas de contribuição e bases de valores legais usados na elaboração de cálculos trabalhistas. 

A boa notícia é que o procedimento para atualização está detalhado no manual disponível no site do TRT 8.

O que é o  PJeCalc?

O Sistema Unificado de Cálculo do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, conhecido como PJeCalc, é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, sob solicitação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). 

O objetivo principal do PJeCalc é servir como uma ferramenta padrão para a elaboração de cálculos trabalhistas e a liquidação de sentenças em toda a Justiça do Trabalho no Brasil.

O sistema foi projetado para garantir a uniformidade nos procedimentos e a confiabilidade nos resultados dos cálculos trabalhistas realizados por advogados, peritos e demais profissionais envolvidos no âmbito da Justiça do Trabalho. Com a utilização do PJeCalc, busca-se simplificar e agilizar o processo de cálculo de verbas trabalhistas, considerando as diversas particularidades e normas que regem o direito do trabalho.

Quais as vantagens do PJeCalc?

Uma das principais vantagens do PJeCalc é a automação do cálculo, evitando erros humanos e facilitando a vida dos profissionais do direito ao realizar essas atividades complexas, como o cálculo de valores devidos em ações trabalhistas, como verbas rescisórias, horas extras, adicional noturno, férias, entre outros.

Além disso, o PJeCalc também visa padronizar e centralizar os cálculos, contribuindo para uma maior segurança jurídica e evitando discrepâncias nos resultados apresentados em diferentes processos trabalhistas.

É importante mencionar que o PJeCalc é parte integrante do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que é o sistema utilizado para tramitação eletrônica de processos judiciais na Justiça do Trabalho. 

Portanto, o PJeCalc é uma ferramenta específica e essencial para o correto cálculo das verbas trabalhistas no âmbito do PJe.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x