Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

PIS/Pasep de 2022 deve ser pago em 2024

Entenda mais sobre a mudança no pagamento do PIS/Pasep!

O abono salarial do PIS e Pasep referente ao ano-base 2022, que estava programado para ser pago em 2023, foi adiado para 2024 devido a atrasos no cronograma.

A suspensão dos pagamentos do abono salarial em 2020, devido às medidas adotadas para lidar com a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19, resultou no atraso do cronograma.

Com isso, o PIS/Pasep não está sendo pago no ano seguinte à contribuição. Entenda mais sobre a mudança no pagamento do PIS/Pasep!

Como serão os pagamentos PIS/Pasep 2024?

Os pagamentos do PIS/Pasep em 2024 seguirão um calendário de fevereiro a julho, de acordo com a ordem de pagamentos de cada benefício.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelos pagamentos do PIS e utiliza o mês de nascimento do beneficiário como referência. Já o Banco do Brasil, responsável pelo Pasep, considera o número final do benefício.

As datas oficiais do calendário de pagamentos para 2024 ainda não foram divulgadas pelo governo.

Qual o valor do PIS/Pasep 2024?

O valor do PIS/Pasep em 2024 será baseado no salário mínimo vigente naquele ano, previsto para ser de R$ 1.441, de acordo com a proposta enviada pelo Governo ao Congresso Nacional.

É importante ressaltar que o valor do abono varia de acordo com o tempo em que a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base.

Dessa forma, se o profissional trabalhou durante os 12 meses em 2022, receberá o valor integral do benefício. Caso tenha trabalhado apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário, e assim por diante.

O que é PIS/Pasep?

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas de benefícios sociais do governo brasileiro. 

Eles têm o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento dos trabalhadores e servidores públicos.

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep é direcionado aos servidores públicos. Ambos os programas funcionam de maneira similar e oferecem benefícios aos participantes.

Quais as vantagens e como funciona o PIS/Pasep?

Uma das principais vantagens do PIS/Pasep é o pagamento do abono salarial, um valor anual concedido aos trabalhadores que atendem a determinados critérios estabelecidos pelo governo.

Esse abono é calculado com base no tempo de trabalho com carteira assinada e no valor do salário mínimo vigente.

Além do abono salarial, o PIS/Pasep também oferece outros benefícios, como o seguro-desemprego, a participação nos lucros ou resultados das empresas e o financiamento de programas de desenvolvimento econômico e social.

Para ter direito aos benefícios do PIS/Pasep, é necessário estar cadastrado no programa e cumprir alguns requisitos, como ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base e receber uma média salarial de até dois salários mínimos por mês.

O PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é gerido pelo Banco do Brasil. Essas instituições são responsáveis pelo pagamento dos benefícios aos participantes e pela divulgação de informações sobre o programa.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x