O rumor sobre o fim do eSocial ganhou muita força no ano passado com a sanção da MP 881/2019 conhecida como Lei da Liberdade Econômica.
A medida previa o encerramento do eSocial em decorrência dos diversos relatos de profissionais que estavam tendo problemas na operação, comunicação e envio de informações.
Na prática, o que aconteceu foi uma simplificação do modelo atual do sistema, que resultou em mudanças no leiaute, eventos, prazos e em outros fatores.
A versão simplificada, conhecida como versão beta, já está disponível para estudo, mas ainda não foi implantada.
O que muda na versão simplificada:
- Tem menos números de eventos (exemplo: o evento S-1080 não vai mais existir na versão simplificada, pois foi implementado ao evento S-1020);
- Menos número de campos, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados (exemplo: FAP);
- Torna menos rígida as regras de impedimento para o recebimento de informações nos eventos de RH (exemplo: alteração das regras de fechamento da folha de pagamento – pendências geram alertas e não erros);
- Simplifica a prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS;
- Permite a utilização de CPF como identificação única do trabalhador (esse ponto ainda depende da Caixa para se concretizar).
Com a suspensão do cronograma de implantações atual, a ideia de que o eSocial vai acabar voltou com força para a cabeça dos profissionais, que agora estão em dúvida se devem continuar enviando informações para o sistema.
A resposta para essa pergunta é, com certeza. Aqueles grupos que já tiveram eventos implantados, devem continuar enviando as informações pertinentes a eles.
Pois, apesar das mudanças já previstas para o sistema em 2020, o eSocial ainda continua muito vivo, e exige comprometimento das empresas.
Um novo cronograma deve ser apresentado juntamente com um modelo mais moderno e o novo nome do eSocial.
Acredita-se que o novo modelo não vai ser muito diferente do modelo beta já publicado, por isso é imprescindível que os profissionais da área de departamento pessoal saibam absolutamente tudo sobre ele.
E por que não aproveitar o período de suspensão para se educar?
Fazer isso é muito simples, basta se inscrever no maior evento de eSocial do país. O Workshop eSocial 100% online e 100% gratuito.
O workshop vai ocorrer entre os dias 14 e 21 de setembro, com aulas ministradas por um Especialista em eSocial, o Professor Luciano Pimentel.
As aulas vão ser liberadas sempre às 9h, e ficarão disponíveis durante todo o evento. Os temas abordados serão:
- eSocial simplificado;
- SST no eSocial;
- Tabela de rubricas e folha de pagamento;
- Resumão e próximo passo na carreira.
Clique aqui para garantir sua participação. Além de todo o conhecimento, o Workshop eSocial ainda fornece um CERTIFICADO gratuito de 9h de participação.