Pular para o conteúdo
Conheça nossa plataforma de cursos
Search
Close this search box.

No trabalho, você sabe questionar com empatia?

empatia-na-comunicação

“Busque conhecer o que está por trás da sua comunicação e como direcionar ela corretamente”, escreve Sofia Esteves na sua coluna de hoje em EXAME

Equipes com time executivo diverso e inclusivo entregam 80% mais resultados positivos comparadas a outras equipes dentro das empresas, segundo pesquisas da Delloitte. Outro estudo recente, a Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, da Cia de Talentos, revela que apenas 37% dos profissionais brasileiros confiam nas empresas para que trabalham.

Ficou claro que o momento pede que as empresas insiram a diversidade e se abram a novas ideias, gerando mais trocas de confiança entre gestores e profissionais. De um lado as organizações estão sendo convidadas a ouvirem mais e receberem questionamentos como oportunidades de crescimento. Porém, você sabe como fazer isso de forma correta?

Muito se fala sobre as empresas como se elas fossem um personagem único, porém, as organizações são compostas por pessoas e se você deseja crescer na sua carreira, você precisa aprender a lidar com as emoções humanas, com as suas inclusive.

Mas Sofia, o ambiente empresarial não deve ser mais frio e impessoal? Por muito tempo acreditamos que deveria ser assim. O resultado é a Organização Mundial de Saúde (OMS) dizendo que em 2020 a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho por doença.

Não à toa, os eventos empresariais que ministro ou acompanho, estão trazendo a empatia e a humanização como medidas importantes para o sucesso econômico das corporações. Afinal, são as nossas emoções saudáveis, e como as direcionamos, que abrem espaço para a criatividade, fazendo nascer a inovação e suas soluções – e também são elas as responsáveis pela nossa comunicação e pela nossa capacidade de se relacionar positivamente.

Como ser um agente de mudanças e, principalmente, conseguir ser ouvido?

Minha contribuição para a sua carreira hoje é que você busque conhecer o que está por trás da sua comunicação e como direcionar ela corretamente.

Quando você não concorda com alguma decisão da empresa, como você leva isso aos gestores? Você realmente quer trazer uma solução ou apenas apontar um erro? Apenas questionar, não é interessante para que você seja ouvido.

Lembra que estamos falando sobre emoções? A decisão com a qual você não concorda foi criada por alguém que também tem emoções como você. Seu questionamento deve vir junto de inovação e empatia, não de confronto à ideia anterior – evitando assim resistências do receptor à mensagem.

Quais são as ideias que você tem para contribuir com o que foi proposto? Você consegue mostrar isso de forma gentil? Sem precisar diminuir ninguém para ser ouvido? Isso é extremamente importante para criar espaços de escuta.

Expor sua opinião publicamente irá constranger alguém? Talvez seja uma boa ideia conversar com o responsável no particular, não é mesmo? E ao falar, você tem segurança sobre o que está sendo dito? Caso você não acredite 100% no que está propondo, como pedir que confiem na sua sugestão?

E quando é você que está sendo questionado, como você lida com isso? Você tem apegos às suas ideias a ponto de não se abrir para novas formas de enxergar uma situação? Você está mais preocupado com o progresso da companhia ou com a busca por aceitação das suas sugestões?

Para tudo isso é preciso que você se conheça, além do que acha que já sabe. Venho falando sobre o futuro do profissional estar pautado no aprender a aprender de novo ou no aprender a desaprender. Isso também vale para como você lida consigo mesmo.

Apenas o autoconhecimento irá lhe permitir acessar suas emoções com mais clareza, fazendo com que você se expresse de forma genuína, resultando em uma fala com empatia por quem a escuta e na receptividade das suas mensagens.

Procure por profissionais de mentoria, consultoria em carreira ou psicoterapeutas para ajudarem nesse caminho e se surpreenda com os resultados.

Boa jornada.

Fonte: Exame

TORNE-SE UM CONSULTOR TRABALHISTA E AUMENTE SUA RENDA 

A área de Consultoria Trabalhista está em uma incrível expansão e as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais capacitados para aplicar tudo corretamente, conforme determina a Legislação Trabalhistas.

São questões que envolvem:

  • Admissão e desligamento de funcionários;
  • Rotinas de pagamentos de tributos;
  • Pagamentos de encargos sociais, etc.

E outros processos relacionados a rotina da área de pessoal, identificando eventuais problemas para então apresentar soluções e regularizá-los.

Exatamente por isso que as empresas estão cada vez mais buscando consultores especializados na área trabalhista, com o intuito de prevenir processos trabalhistas e autuações.

Isso garante a empresa a segurança jurídica que TODAS, sem exceção, buscam.

E muitas empresas hoje enfrentam uma série de processos trabalhistas por terem negligenciado o serviço de consultoria trabalhista. Qual o resultado? Grande parte está correndo o risco de falir para arcar com todas as multas e indenizações.

Sabe o que elas estão fazendo agora?

Estão correndo atrás de consultores trabalhistas, para que tenham segurança com suas ações e não percam dinheiro desnecessariamente, por negligenciar a presença de um profissional tão importante como o consultor.

E agora esse profissional pode ser VOCÊ!

Seja um Consultor Trabalhista e esteja preparado para preencher essa lacuna no mercado, onde poucos profissionais estão aptos a atuar, e garanta uma boa remuneração prestando seus serviços de consultoria.

Para quem você pode oferecer estes serviços?

Bom, clientes é o que não vai faltar…

  • Micro-empresas;
  • Pequenas empresas;
  • Médias empresas…

E você pode fazer tudo isso do conforto de sua casa, tendo uma grande cartela de clientes e ganhando muito dinheiro prestando sua consultoria.

Tudo o que você precisa é saber como e por onde começar, como alcançar (e abordar) seus principais clientes e cobrar pelos seus serviços…

É exatamente por isso que o Curso Como Fazer e Vender Consultoria na Área Trabalhista é para você!

Clique aqui e garanta sua vaga agora!

GABRIELA REITZ PETRI é Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Perícia Contábil, Trabalhista e Previdenciária. Atua como Consultora Contábil, é Geradora de conteúdos na área Contábil, Prestadora de Serviços Jurídicos – Cálculos Judiciais, Especialista em eSocial e Professora Parceira da Nith Treinamentos. Também é a idealizadora do “Vade Mecum de SST” e “Vade Mecum de eSocial”, materiais que reúnem a legislação completa de ambos os assuntos e já ajudou muitas pessoas da área na hora de cumprirem com suas obrigações e sanarem suas dúvidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x