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MEI no eSocial: confira as obrigações que devem ser cumpridas

Leia o nosso artigo e conheça quais são as obrigações que devem ser cumpridas pelo MEI no eSocial.
mei no esocial

Você sabe quais as obrigações do MEI (Microempreendedor Individual) devem ser cumpridas no eSocial?

Mesmo tendo algumas particularidades em relação às obrigações exigidas para empresas maiores, o MEI também deve prestar informações sobre os seus funcionários (se houver), como admissões, demissões, férias, entre outros, bem como sobre sua própria remuneração.

Continue lendo o nosso artigo e conheça quais são as obrigações que devem ser cumpridas pelo Microempreendedor Individual. Confira!

MEI: o que é?

Mas antes de falarmos sobre as obrigações que devem ser cumpridas para esse perfil de empresa, vamos relembrar um pouco sobre o que é MEI. 

MEI é uma categoria jurídica criada com o objetivo de formalizar pequenos empreendedores, facilitando a abertura e a regularização de negócios. 

O MEI é destinado a empreendedores que faturam até um determinado limite anual e exercem atividades permitidas dentro dessa categoria. 

Como funciona o MEI?

O MEI é uma categoria que pode faturar até um limite estabelecido anualmente, que é atualizado periodicamente. Se o faturamento ultrapassar esse limite, o empreendedor pode ter que migrar para outra forma de tributação.

Além disso, existem atividades econômicas específicas permitidas para registro como MEI, abrangendo diversas áreas, como comércio, indústria, serviços e artesanato.

Lembrando que o MEI faz parte do Simples Nacional, um regime tributário simplificado que unifica vários tributos em uma única guia de pagamento.

Sendo assim, o microempreendedor individual paga uma contribuição mensal, que engloba Imposto de Renda, INSS e ISS ou ICMS, dependendo da atividade exercida, além de ter algumas facilidades, como a dispensa da escrituração contábil e a possibilidade de ter um empregado.

Ao contribuir para o INSS, o MEI tem direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade.

Quais as obrigações que devem ser cumpridas pelo MEI?

Para manter-se regularizado, o MEI não pode deixar de entregar algumas obrigações importantíssimas, confira quais são elas:

1 – Registro do MEI no eSocial

A primeira obrigação do MEI é fazer o cadastro da empresa, informando dados básicos, como CNPJ, nome empresarial e endereço.

2 – Cadastro do empregado, se houver

Se você possui empregados, é necessário cadastrar cada um deles no eSocial.

3 – Folha de pagamento

Gerencie a folha de pagamento dos seus empregados, registrando e atualizando salários, benefícios, descontos e demais informações financeiras. Com o eSocial, o cálculo da folha de pagamento é simplificado e as informações são transmitidas aos órgãos competentes. 

4 – Contribuições previdenciárias

Você deve recolher também as contribuições previdenciárias referentes aos seus empregados e suas próprias como empresário individual. O eSocial facilita o cumprimento dessa obrigação, permitindo a emissão de guias de pagamento. 

5 – Obrigações acessórias

Além das obrigações principais, o MEI também deve cumprir algumas obrigações acessórias, como emissão de documentos fiscais e entrega de declarações.

6 – Fiscalização e conformidade

Com o eSocial, suas informações ficam disponíveis para os órgãos fiscalizadores, aumentando a fiscalização e conformidade em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Vale ressaltar que o eSocial trouxe simplificação e integração para obrigações trabalhistas e previdenciárias, dos MEIs, mas é importante ficar atento às exigências e prazos. 

Saiba que aqui no nosso blog, trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

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