A Receita Federal libera, nesta semana, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente a março de 2025.
No total, cerca de R$ 253,8 milhões serão pagos a 120.039 brasileiros. Os depósitos serão realizados no dia 31 de março diretamente nas contas indicadas pelos contribuintes.
Leia o nosso artigo e confira todos os detalhes para consultar o lote residual da restituição do Imposto de Renda. Vem com a gente!
Quais os contribuintes vão receber o lote residual de março?
Esse pagamento inclui tanto contribuintes com direito à restituição prioritária quanto pessoas que adotaram ferramentas digitais como a declaração pré-preenchida ou a chave Pix para recebimento.
Dentro do grupo com prioridade legal, serão contemplados:
– 3.163 idosos com mais de 80 anos;
– 16.215 pessoas entre 60 e 79 anos;
– 2.405 cidadãos com deficiência física, mental ou com doenças graves;
– 4.013 profissionais cuja principal renda vem do magistério.
Outros 75.790 contribuintes que não têm prioridade legal, mas optaram por tecnologias recomendadas pela Receita, também serão pagos agora. Além disso, 18.453 pessoas que estavam em pendência de lotes anteriores terão seus valores liberados.
Como verificar se o contribuinte está na lista?
Para conferir se o contribuinte tem valores a receber, basta acessar o site da Receita Federal e entrar na seção “Meu Imposto de Renda”. A consulta pode ser feita de duas maneiras:
– Consulta simples: mostra apenas o status da restituição;
– Consulta detalhada: acessível pelo portal e-CAC, fornece o extrato completo do processamento da declaração.
Caso o sistema aponte alguma pendência, o contribuinte pode corrigir as informações enviando uma declaração retificadora.
A Receita também disponibiliza um app para celulares e tablets, que facilita o acompanhamento da restituição e da situação cadastral do CPF.
Vale lembrar que o crédito será feito exclusivamente na conta bancária informada pelo contribuinte. Se houver erro nos dados ou problemas na conta, o pagamento não será realizado por motivos de segurança.
Se isso acontecer, é possível reagendar o depósito junto ao Banco do Brasil, responsável por processar os pagamentos. O reagendamento pode ser feito em até 1 ano após a data prevista da restituição, pelos seguintes canais:
– Site do BB;
– Telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Para reagendar, é necessário ter em mãos o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Se o crédito não for realizado dentro de um ano, será preciso solicitar a liberação novamente através do Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Estimativa de envios da declaração
A Receita Federal estima que o volume de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2025 atinja 46,2 milhões, superando os 43,2 milhões de envios no ano anterior.
Esse aumento pode estar relacionado às mudanças nas regras de tributação, incluindo a ampliação da faixa de isenção e mudanças nas exigências para a entrega do documento.
Além disso, estima-se que mais da metade dos contribuintes — cerca de 57% — optem pelo uso da declaração pré-preenchida, que será disponibilizada a partir de 1º de abril.
Gostou do nosso artigo?
Então, continue acompanhando o nosso blog, trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.