A transformação digital pela qual o INSS está passando também visa a modernização e melhoria da Central de Atendimento 135. Agora vários serviços já podem ser consultados de forma automatizada, ou seja, não depende de atendente para ser realizado. A medida já resultou na significativa diminuição do tempo de espera para ser atendido e contribui para a melhoria do canal de atendimento aos cidadãos.
Desde 23 de junho, a comunicação do Resultado da Perícia Médica foi automatizada. De um total de 204.108 ligações em busca do serviço, 65% foram atendidas dessa forma. E o tempo médio desse atendimento foi menos de cinco minutos. O resultado da perícia pode ser obtido no mesmo dia de realização da perícia, a partir das 21h.
Outros serviços também já passaram a ser realizados de forma eletrônica. São eles: Cancelamento e Consulta do andamento de requerimentos, Informação de Data e Local de Pagamento, além de Agendamento para obter o Extrato Previdenciário (CNIS), de Consignações, de Pagamentos (HISCRE), de Imposto de Renda (IRPF) e para a Atualização de Dados Cadastrais, que em breve também passará a ser requerido na modalidade à distância.
Importante informar que todas essas consultas e extratos podem ser obtidos diretamente pelo Meu INSS (site e aplicativo para celular), sem sair de casa.
Sem espera
O objetivo ao automatizar alguns atendimentos é possibilitar, cada vez mais, que o atendente seja acionado apenas nos casos mais complexos, tornando as informações mais ágeis e precisas, e reduzindo – ou mesmo eliminando – o tempo de espera pelo atendimento. Além de otimizar a força de trabalho da Central de Atendimento.
Todos os meses, o 135 (que funciona de 7h às 22h) recebe cerca de quatro milhões de ligações.
Fonte: INSS