Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Imposto de Renda: 4º lote será depositado hoje (31)

Quer saber quais os contribuintes têm o direito de receber o 4º lote do Imposto de Renda 2023? Continue lendo o nosso artigo!

Boa notícia: o 4 º e penúltimo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2023 será depositado nesta quinta-feira, 31 de agosto.

Segundo dados da Receita Federal, no total, cerca de 6,1 milhões de contribuintes devem receber aproximadamente R$ 7,5 bilhões em restituições. 

Quer saber quais os contribuintes têm o direito de receber o 4º lote do Imposto de Renda 2023? Continue lendo o nosso artigo!

Quais os contribuintes devem receber a restituição no 4º lote do Imposto de Renda?

Nesta quinta-feira (31), cerca de 6,1 milhões de contribuintes serão beneficiados. A maior parcela dos beneficiados, que corresponde a 5,7 milhões, é composta por contribuintes que enviaram suas declarações até o prazo final de 29 de maio, se enquadrando, portanto, na categoria não prioritária. 

Além disso, o penúltimo lote do Imposto de Renda contempla restituições referentes a anos fiscais anteriores. 

Idosos com mais de 80 anos: 11.960 beneficiados;

Contribuintes entre 60 e 79 anos: 86.427 beneficiados;

Contribuintes com deficiência ou enfermidade grave: 9.065 beneficiados;

Profissionais da área educacional: 30.453 beneficiados;

Contribuintes com prioridade por meio de declaração pré-preenchida ou PIX: 219.288 beneficiados;

Contribuintes não prioritários: 5.761.117 beneficiados.

Além disso, 5,7 milhões de contribuintes não prioritários também receberão a restituição.

Como fazer a consulta ao 4º lote do Imposto de Renda?

Para verificar a situação da restituição do IR, o contribuinte deve acessar o portal de consulta da Receita Federal e informar seu CPF, data de nascimento e o ano do exercício.

Se a mensagem indicar que a restituição está “em fila para pagamento”, o contribuinte deverá aguardar o processamento dos grupos de restituição, que ocorre mensalmente. Sendo assim, o pagamento provavelmente não acontecerá no 4º lote de restituição. 

Contudo, se a mensagem no site da Receita Federal indicar “crédito enviado ao banco”,o contribuinte foi incluído no grupo de restituição e o valor foi encaminhado à conta fornecida para depósito.

Lembrando que o pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária fornecida pelo contribuinte na declaração, usando transferência direta ou chave PIX associada ao CPF.

O que acontece se o contribuinte não conseguir receber os valores?

Se a transferência não for possível por algum motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o crédito por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB.

Se o contribuinte não resgatar os fundos dentro de um ano, será necessário solicitar o procedimento por meio do Portal e-CAC da Receita Federal, na seção “Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda”, escolhendo “Solicitar restituição não retirada na rede bancária”.

O 5º e último lote do Imposto de Renda 2023 será depositado no dia 29 de setembro.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x