Semana de 4 dias de trabalho é sucesso pelo mundo
Empresas ao redor do mundo vêm implantando a semana de quatro dias de trabalho, seja em forma de teste para avaliar os resultados ou de forma definitiva.
Brasil
No Brasil, a empresa de produtos pet Zee.Dog adotou esse novo modelo de jornada em março do ano passado para assim aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários.
A semana de trabalho reduzida foi chamada de #NoWorkWednesday, em que os funcionários tiram as quartas-feiras de folga. A ideia permite que cada colaborador se organize nos 4 dias para entregar suas demandas e atividades.
O desafio da empresa foi adaptar o modelo ao Brasil devido à grande quantidade de feriados. Mas foi decidido que, quando houver uma semana com feriado, a quarta-feira contará como dia normal de trabalho.
Pesquisa feita após a primeira semana da nova escala de trabalho mostrou que 100% dos funcionários ficaram satisfeitos e entregaram todas as tarefas dentro dos prazos.
Islândia
A Islândia testou uma semana de trabalho de apenas quatro dias. O resultado foi que a produtividade foi a mesma ou melhorou na maioria dos locais de trabalho.
A jornada semanal de 40 horas passou para 35 ou 36 horas, com os trabalhadores recebendo a mesma remuneração. Os resultados levaram os sindicatos a renegociar os padrões de trabalho, e 86% da força de trabalho mudou as escalas para menos horas trabalhadas, mas com a manutenção dos salários.
Além disso, os trabalhadores relataram se sentir menos estressados ou com menor risco de esgotamento. Houve ainda melhora na saúde e maior equilíbrio entre vida profissional e familiar.
Espanha, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão
A Espanha está testando uma semana de trabalho de quatro dias para as empresas, em parte devido aos desafios do coronavírus.
E a Unilever na Nova Zelândia também está dando aos funcionários a chance de reduzir suas horas de expediente em 20% sem prejudicar o salário.
Em maio, um relatório encomendado pela campanha da 4 Day Week da Platform London sugeriu que menos horas de trabalho poderiam reduzir as emissões de carbono no Reino Unido.
No Japão, a empresa Microsoft conduziu um experimento de quatro dias úteis que durou um mês em agosto de 2019.
A estratégia teve o objetivo de melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho de seus funcionários.
Ao implantar o fim de semana com três dias, a Microsoft descobriu que, ao diminuir horas na semana de trabalho, a produtividade teve um aumento expressivo. Os 2.300 funcionários tiveram todas as sextas-feiras de folga. E a produtividade aumentou 40% no período.
2. SICALC Web: Mudanças na nova versão do sistema de emissão de DARF
A Receita Federal atualizou o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (SICALC) que é acessado diretamente pelo site da Receita na internet, sem a necessidade de realizar download ou instalar programas, para emissão de Documentos de Arrecadação de Receita Federais (DARF).
A nova versão do SICALC Web permite a emissão do DARF com um padrão de código de barras, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
A implementação do SICALC para todas as receitas está sendo feita de forma gradativa, pois exige alterações também nos sistemas de controle da dívida tributária.
Com a nova versão do sistema web, o programa SICALC Autoatendimento, que precisava ser baixado e instalado pelo usuário, foi desativado e não receberá novas atualizações.
Outro artigo de interesse: Auxílio Emergencial: Benefício é prorrogado por mais 3 meses (nith.com.br)
Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas?
Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: YouTube, Instragram e Facebook.