Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

FGTS Digital: inclusão de demais grupos é adiada

Entenda mais sobre essa alteração na disponibilização do ambiente de testes em produção limitada para os grupos 2, 3 e 4 do eSocial. Confira!

O Ministério do Trabalho e Emprego adiou a disponibilização do ambiente de testes em Produção Limitada do FGTS Digital para os grupos 2, 3 e 4 do eSocial (empresas restantes) para o dia 23 de setembro de 2023.

Inicialmente, a previsão era que esse ambiente estivesse disponível a partir do próximo sábado, 16 de setembro de 2023, mas a data precisou ser alterada devido à necessidade de uma pausa técnica no ambiente de produção do eSocial. 

Vem com a gente e entenda mais sobre essa alteração na disponibilização do ambiente de testes em produção limitada para os grupos 2, 3 e 4 do eSocial. Confira!

Motivo do adiamento período de testes do eSocial para os grupos 2, 3 e 4

A equipe técnica do FGTS Digital recomendou que essa interrupção técnica ocorresse após o dia 20 de setembro de 2023, que é a data de vencimento da Contribuição Previdenciária.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Emprego afirmou que o ambiente de testes em Produção limitada comportou-se conforme o esperado. 

Dessa forma, empresas do Grupo 1 conseguem visualizar as informações inseridas no eSocial refletidas no FGTS Digital. Neste período, foram realizados alguns ajustes, e o sistema está sendo continuamente monitorado para possíveis melhorias adicionais.

Lembrando que a recomendação é que os empregadores aproveitem esse período de testes para utilizar as funcionalidades disponíveis, especialmente a geração de guias e a simulação de pagamento das mesmas, a fim de simular todo o processo de recolhimento do FGTS.

Assinatura de procurações – nova opção

A Secretaria de Inspeção do Trabalho-SIT, responsável pelo FGTS Digital, está em colaboração com o SERPRO para analisar uma alteração na forma de assinar procurações. 

Hoje, o Sistema de Procurações Eletrônicas-SPE afota a ferramenta fornecida pelo gov.br, que requer uma dupla validação no momento da assinatura de documentos, seja por SMS ou por um código enviado para o aplicativo gov.br.

Como esta não é uma funcionalidade específica do FGTS Digital, não é possível modificar esse procedimento.

Devido a vários pedidos e dificuldades enfrentadas pelas empresas nesse processo, a equipe técnica está avaliando a possibilidade de disponibilizar o Assinador SERPRO, que não exige uma dupla validação, mas requer a instalação de um aplicativo no computador do usuário. 

Vale ressaltar que não tem uma data definida para a implementação dessa funcionalidade, mas ela se tornou uma prioridade no desenvolvimento do sistema e espera-se que seja disponibilizada em breve.

FGTS Digital

O FGTS Digital é uma iniciativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para modernizar e aprimorar a gestão e comunicação das informações relacionadas ao fundo. 

Ele visa substituir os processos físicos e manuais associados ao fundo por um sistema eletrônico mais eficiente. 

O novo sistema digital permite que empregadores realizem operações relacionadas ao FGTS de forma digital, como enviar informações sobre admissões, demissões, remuneração e outros eventos, facilitando o envio e o processamento das informações. 

Isso beneficia tanto os empregadores, que podem realizar essas operações de maneira mais ágil e precisa, quanto os trabalhadores, que podem acessar suas informações de FGTS de forma mais conveniente.

O FGTS Digital também tem como objetivo melhorar a transparência, a segurança e a acessibilidade das informações do FGTS, reduzindo erros e fraudes. 

O sistema é parte de um esforço maior de modernização dos processos governamentais no Brasil, visando otimizar a interação entre empregadores, empregados e órgãos governamentais em relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x