Pular para o conteúdo

eSocial: como registrar as férias dos trabalhadores

Confira como fazer o registro das férias dos colaboradores de maneira correta no eSocial!

Você entende como registrar as férias dos trabalhadores no eSocial? Saiba que notificar com antecedência todos os detalhes das férias no eSocial é obrigatório, pois a não observância desse procedimento pode resultar em autuações e encargos adicionais para as empresas.

As diretrizes para a concessão e o pagamento das férias são rigorosas, incluindo penalidades em caso de descumprimento. 

Para te ajudar a registrar as férias corretamente, confira como executar esse processo de maneira correta no eSocial: 

Quais os prazos para o registro das férias no eSocial?

Conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), as férias devem ser comunicadas ao trabalhador com até 30 dias de antecedência. Lembrando que o não cumprimento desse prazo sujeita o empregador a sanções pelo eSocial.

Vale ressaltar que o pagamento das férias deve ser efetuado com, pelo menos, dois dias de antecedência ao início do período de descanso. 

A Reforma Trabalhista também proíbe o início das férias em dias que antecedem o repouso semanal remunerado ou feriado, como, por exemplo, iniciar as férias às sextas-feiras.

Quais são as multas e autuações aplicadas no descumprimento de prazos?

O não cumprimento dos prazos estipulados resulta em multas. Cada autuação tem valor de R$170,26 por empregado, com penalidade dobrada em casos de reincidência.

Como fazer o registro de Férias no eSocial?

Acesse o portal do eSocial e efetue o login.

Vá até a seção “Empregados” e selecione o trabalhador que terá férias.

Complete os campos com as datas de início das férias, quantidade de dias e opção para venda de 1/3 das férias.

A plataforma atualizará a data de liberação do funcionário para as férias.

Confira com cuidado as datas de início das férias, evitando início em sextas-feiras ou feriados, ajustando a data para o próximo dia útil, se necessário.

Com atualizações no eSocial, a data de pagamento das férias não é mais solicitada. Agora, o único questionamento é sobre pagar o abono de férias junto com elas ou adiar o pagamento.

Importante esclarecer que o recibo de férias não é mais gerado pelo sistema após essa alteração, e o procedimento em si também passou por mudanças.

eSocial e seu funcionamento

O eSocial é um sistema criado pelo governo brasileiro com o objetivo de simplificar e unificar a prestação de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas aos empregados no país. 

Ele integra diversos órgãos e entidades, como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e Previdência Social, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e a Caixa Econômica Federal.

Seu funcionamento baseia-se em centralizar em uma plataforma digital todas as informações que as empresas precisam enviar aos órgãos governamentais. 

Essas informações incluem dados sobre admissões, demissões, férias, folhas de pagamento, contribuições previdenciárias, entre outros aspectos relacionados à relação entre empregadores e empregados.

Quais os benefícios oferecidos pelo eSocial?

O eSocial traz benefícios tanto para as empresas quanto para os órgãos governamentais e os trabalhadores. 

Ele reduz a burocracia e a necessidade de múltiplas declarações, facilitando o cumprimento das obrigações. Além disso, proporciona maior transparência e eficiência na fiscalização, contribuindo para o combate à sonegação e à informalidade.

É importante notar que o eSocial é um sistema complexo e em constante evolução, sujeito a atualizações regulares. 

Ele impacta diretamente as rotinas das empresas em relação à gestão de pessoal e à prestação de informações aos órgãos governamentais, exigindo um bom conhecimento das normas trabalhistas e previdenciárias para um correto preenchimento e envio das informações.

Gostou deste artigo? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos assuntos interessantes sobre o eSocial, DP, previdência e muito mais. 

Aproveite e participe também da 8ª edição do maior evento de eSocial do Brasil, que acontece até a próxima sexta-feira, 18 de agosto, às 20 horas. E o melhor é que o evento é totalmente GRATUITO.

Faça a sua inscrição. Clique aqui e faça a sua inscrição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x