Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:

eSocial: 3 dicas para você usá-lo a favor da sua empresa

É necessário domar e dominar o eSocial, e saber usá-lo a favor da nossa empresa.
eSocial

Você conhece o bicho papão do mundo empresarial? Aquele que aterroriza microempreendedores, empregadores, mas principalmente profissionais do Departamento Pessoal e Recursos Humanos? 

O nome desse “monstro” nada místico é eSocial, mas ao contrário da maioria, a gente não pode lutar contra ele ou fingir que ele não existe. 

É necessário domá-lo, e saber usá-lo a favor da nossa empresa.   

Essa não é uma tarefa fácil, muitas empresas ainda não sabem como se adaptar ao sistema em 2021, e consideram o sistema uma incógnita para o Departamento Pessoal.   

O eSocial está sempre se modificando, e assim, mudando também os processos internos de cada entidade.   

Com a sua implantação, se tornou necessário reportar informações com ainda menos tempo de espera, e dados que antes deveriam ser reportados mensalmente, agora são semanalmente, diariamente ou até em tempo real.   

Em função de tudo isso, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a se adaptar, de uma vez por todas, ao eSocial e perder o medo desse bicho papão.   

Não é nenhum laço mágico, mas é tão eficaz quanto.   

⦁   Preste muita atenção na hora dos pagamentos   

Pagar todos os encargos corretamente é essencial, mas é algo que as empresas constantemente deixam passar.   

O Descanso Semanal Remunerado é um dos encargos mais comuns de não ser pagos, em razão da dificuldade do cálculo. O eSocial torna mais fácil rastrear esse tipo de pagamento e checar se ele foi ou não feito corretamente.    

Por isso, sempre garanta que os encargos estão sendo pagos com toda a remuneração que pertence ao trabalhador.   

⦁    Mantenha as informações dos funcionários sempre completas e atualizadas  

É preciso ter certeza e revisar se os dados do colaborador estão corretos e completos. A checagem deve ser feita antes da data de envio, para que haja tempo de corrigir possíveis erros.   

Cheque também os dados dos dependentes, para garantir que as informações no eSocial sejam cruzadas com outros sistemas de forma eficaz.  

  • Siga precisamente as Leis Trabalhistas   

O eSocial evidencia vários problemas trabalhistas que antes ficavam no escuro, tais como privilégios só para alguns funcionários, falta de equiparação salarial, horas extras trabalhadas no mesmo horário todo mês, e alguns outros.   

Todos esses problemas já podiam resultar em processos futuros contra a empresa, mas com o eSocial qualquer “passivo” trabalhista pode se tornar ainda mais nocivo.   

Gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas de trabalho. 

Outro artigo de interesse: https://nith.com.br/importancia-esocial-para-o-departamento-pessoal/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x