Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

RF promove mudanças no e-CAC: confira!

Confira as principais mudanças no sistema de autenticação do e-CAC. Leia o nosso artigo!

A Receita Federal do Brasil divulgou uma atualização em seu sistema de autenticação de documentos, sendo implementada no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), uma plataforma criada para atividades da Receita Federal. 

Lembrando que o e-CAC é um espaço destinado para que os contribuintes possam registrar todos os seus tributos e consolidar as informações tributárias.

Confira as principais mudanças no sistema de autenticação de documento. Leia o nosso artigo!

Quais as mudanças no sistema de autenticação?

A Receita Federal liberou a atualização que permite, a partir de agora, que os usuários do e-CAC que têm uma conta Gov.br de nível Prata ou Ouro possam anexar documentos com assinatura eletrônica avançada. 

Antes disso, o sistema apenas permitia a utilização de assinaturas qualificadas com o Certificado Digital ICP-Brasil.

Quais as vantagens da atualização no sistema de autenticação?

A atualização traz uma série de benefícios aos usuários. Uma delas é a ampliação no fluxo de documentos, já que ela simplifica a circulação de documentos digitais, assegurando a autenticidade e integridade dos mesmos.

Outro benefício é a economia de custos, pois a assinatura eletrônica avançada Gov.br é gratuita e exclusiva para pessoas físicas, reduzindo os gastos para os cidadãos

Além disso, a atualização facilita ainda a adesão às normas, uma vez que a mudança está alinhada com a instrução normativa RFB nº 2022/21, a qual trata da aceitação de documentos em formato digital por meio do e-CAC. 

Isso inclui termos processuais como impugnações e recursos, que agora precisam conter assinaturas eletrônicas avançadas ou qualificadas.

Vale lembrar que a implementação está em sintonia com os artigos 4º e 5º do Decreto nº 10.543/2020, que determinam os critérios para assinaturas eletrônicas avançadas ou qualificadas.

O objetivo dessas mudanças propostas pela Receita Federal é modernizar seus sistemas para tornar os procedimentos mais eficientes e acessíveis para os contribuintes. 

O que é o e-CAC?

O e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) é uma plataforma digital desenvolvida pela Receita Federal do Brasil para fornecer aos contribuintes acesso a diversos serviços relacionados a obrigações tributárias e informações fiscais. 

Trata-se de um ambiente online que permite que pessoas físicas e jurídicas realizem uma variedade de ações e consultas relacionadas aos seus assuntos fiscais, sem a necessidade de deslocamento físico até uma agência da Receita Federal.

Quais os serviços e funcionalidades do e-CAC?

O e-CAC oferece as mais diversas funcionalidades, confira quais são elas:

Consulta e retificação de declarações fiscais

Os contribuintes podem visualizar e corrigir declarações de imposto de renda, declarações de movimentação financeira e outras obrigações fiscais.

Emissão e pagamento de guias de tributos

A plataforma permite gerar e pagar guias de impostos, taxas e contribuições obrigatórias.

Acompanhamento de processos fiscais

Os contribuintes podem acompanhar o andamento de processos de fiscalização, além de apresentar documentos e recursos eletronicamente.

Emissão de certidões e documentos fiscais

É possível obter certidões negativas de débitos, comprovações de situação fiscal e outros documentos importantes.

Atualização de cadastros 

Os contribuintes podem atualizar informações cadastrais, como endereço e dados bancários.

Comunicações com a Receita Federal

Por meio do e-CAC, os contribuintes podem enviar mensagens e documentos para a Receita Federal de forma eletrônica.

Acesso a informações fiscais

A plataforma disponibiliza informações sobre pendências fiscais, débitos, histórico de pagamentos e outras informações relevantes.

O acesso ao e-CAC é feito por meio de uma conta Gov.br, que é um portal de autenticação do governo federal brasileiro. 

A plataforma busca simplificar e agilizar os procedimentos fiscais, permitindo que os contribuintes realizem muitas das suas obrigações tributárias de forma conveniente e segura pela internet.

Gostou do artigo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois trazemos dicas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Clique aqui e conheça todos os cursos disponíveis no Nithflix por apenas R$39,90 por mês/ plano anual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x