Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

DCTFWeb 13º salário: tudo que você precisa saber

Saiba como enviar essa declaração e qual o limite para o envio dos dados tributários da sua empresa!
DCTFWeb 13º salário

Já estamos em dezembro e os profissionais do Departamento Pessoal precisam ficar atentos às declarações que devem ser enviadas antes de terminar o ano. Uma delas é a DCTFWeb do 13° Salário, um documento que declara as contribuições previdenciárias incidentes sobre a gratificação natalina.

Quer saber como enviar essa declaração e qual o limite para o envio dos dados tributários da sua empresa? Então, leia o nosso artigo!

O que é DCTFWeb?

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) é uma obrigação tributária acessória que os contribuintes utilizam para confessar débitos relacionados às contribuições previdenciárias (INSS) e a contribuições destinadas a outras entidades e fundos. 

Esta declaração, regulamentada pela Instrução Normativa RFB nº 1.787/2018, é gerada a partir das informações fornecidas pelos contribuintes nas escriturações do eSocial ou da EFD-Reinf.

O que é DCTFWeb do 13° Salário?

A DCTFWeb do 13° Salário,  também chamada de DCTFWeb Anual, se refere aos débitos previdenciários referentes ao 13° dos funcionários. Ela será gerada após o envio do evento S-1299 – Fechamento do Social referente ao 13° Salário.

Qual é o objetivo da DCTFWeb do 13° Salário?

A DCTFWeb Anual tem como objetivo declarar as contribuições previdenciárias incidentes sobre a gratificação natalina (13º salário) e é originada a partir do envio do eSocial referente a essa parcela adicional. 

Após a submissão dessa declaração, será gerada a guia DARF destinada ao recolhimento das contribuições previdenciárias.

Para a efetivação da transmissão da declaração, é necessário empregar o período de apuração anual – AAAA (por exemplo: 2022), relacionado ao evento periódico da folha de pagamento do 13º salário do eSocial.

Além disso, vale lembrar que a DCTFWeb Anual deve ser enviada somente nos casos em que existam valores a serem declarados.

Quem deve enviar a DCTFWeb 13° Salário?

Apenas empresas com empregados devem enviar a DCTFWeb 13° Salário. Essas empresas não precisam enviar SEFIP referente ao 13°, pois possuem apenas informações previdenciárias, e conforme a IN 2005/2021, a DCTFWeb substitui a parte previdenciária da SEFIP.

Já as empresas apenas com contribuintes ou sem movimento, não enviam a DCTFWeb Anual do 13° Salário e nem a DCTFWeb sem movimento referente ao 13°, ou seja, não vão enviar nenhuma informação de 13°.

Quais as  penalidades para a não entrega da DCTFWeb do 13° Salário?

Os contribuintes que deixarem de submeter, apresentarem com atraso ou fornecerem informações incorretas estarão sujeitos a penalidades, uma vez que se trata de uma obrigação acessória.

A multa por atraso corresponde a 2% ao mês sobre o montante das contribuições declaradas, com um valor máximo estipulado de 20% desse total. 

Para a DCTFWeb sem movimento (quando não há ocorrência de fatos geradores de tributos), a multa mínima é de R$ 200 em caso de omissão de declaração sem ocorrência de fatos geradores e de R$ 500 para outros casos. 

Além disso, o contribuinte será notificado a apresentar a declaração original no caso de não apresentação ou a fornecer esclarecimentos nos demais casos.

Quando enviar a DCTFWeb do 13° Salário?

O prazo final para submissão da DCTFWeb Anual está se aproximando. Os empregadores têm a responsabilidade de cumprir essa obrigação até o dia 20 de dezembro.

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando o nosso blog, trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Quer começar 2024 com o pé-direito? Deixe a teoria de lado e aprenda na prática as principais rotinas do DP que vão te atualizar no mercado de trabalho em 2024.

Participe da imersão Atualização Trabalhista 2024, que acontece no dia 13 de dezembro, às 19h, ao vivo no Zoom. Faça a sua inscrição, clique aqui!

Em 2024, você pode mudar sua carreira. Faça as escolhas certas e comece a transformar seu destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x