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As agências do INSS voltaram a abrir as suas portas depois de 6 meses fechadas por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, cerca de 800 mil segurados do INSS estão aguardando as perícias médicas do Instituto para receber o benefício.
Esses procedimentos começaram a ser realizados nessa semana em unidades espalhadas por todo o Brasil, mas para ter acesso a esse serviço é preciso fazer o agendamento por meio do Meu INSS.
Agendamento pelo Meu INSS
Para agendar a perícia médica, o segurado precisará fazer a solicitação pelo Meu INSS ou por meio da central de atendimento telefônico 135.
Para acessar esse canal, o primeiro passo é baixar o aplicativo ou acessar o site. Depois disso, será necessário realizar um cadastro para obter uma senha de acesso. Mas antes de fazer o agendamento, você precisará solicitar o benefício.
Confira o passo a passo:
- Acesse a página do Meu INSS (via internet ou aplicativo);
- Faça o login e vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada para a Perícia.
Lembrando que, caso precise de ajuda, saiba que o INSS disponibiliza em seu site um guia para aqueles que têm dúvidas de como acessar o Meu INSS.
Trabalhadores em regime CLT e rurais
Os trabalhadores contratados em regime CLT precisarão apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto;
- Carteira de trabalho ou documento comprovando pagamento do INSS;
- Declaração do empregador informando o último dia trabalhado.
Já os trabalhadores rurais, lavradores e pescadores ficam obrigados a apresentar a documentação que confirme a atividade exercida. Caso o motivo da solicitação da perícia seja por acidente de trabalho, será necessário apresentar também a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho.
Atendimento das agências do INSS
Vale lembrar que o horário para atendimento nas agências foi reduzido e acontece apenas das 7hr às 13hrs. Segundo o próprio órgão, nessa primeira etapa de reabertura os atendimentos priorizados atendimentos, como avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
Lembrando que o atendimento presencial será restrito exclusivamente aos segurados e beneficiários.
Artigo esclarecedor, não é mesmo?
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