Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.

Como calcular o salário do aprendiz

Beautiful business woman is working in office

aprendiz é o empregado celetista de 14 até 24 anos de idade, contratado de forma especial, por prazo determinado de até 2 anos, e que deve estar inscrito em programa de aprendizagem.  

A contratação de aprendiz é determinada pelo Art. 429 da CLT que teve alteração pela  Lei Nº 10.097/00. 

Ao contratar um aprendiz é necessário prestar muita atenção ao valor do salário que será pago, pois deve seguir algumas regras da legislação e do Manual de Aprendizagem. 

 lculo do salário do aprendiz 

 A lei garante ao aprendiz o direito ao salário mínimo-hora, observando-se, caso exista, o piso estadual. No entanto, o contrato de aprendizagem, a convenção ou o acordo coletivo da categoria poderá garantir ao aprendiz salário maior que o mínimo (Art. 428, § 2º, da CLT e Art. 59, parágrafo único do Decreto nº 9.579/18).  

Além das horas destinadas às atividades práticas, deverão ser computadas no salário também as horas destinadas às atividades teóricas, o descanso semanal remunerado e feriados, nos termos da seguinte fórmula: 

 O número de semanas varia de acordo com o número de dias do mês: 

Confira abaixo um exemplo prático para uma Jornada Semana de 20 horas, considerando o salário-hora com base no salário mínimo nacional vigente em 2019: 

Gostou das informações?

Essas informações fazem parte de uma aula do Curso Cálculos Trabalhistas na PráticaAssista o vídeo dessa aula abaixo. 

[video_player type=”embed” style=”1″ dimensions=”853×480″ width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9keGJXVGMwT3E1ayIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93PSJhY2NlbGVyb21ldGVyOyBhdXRvcGxheTsgZW5jcnlwdGVkLW1lZGlhOyBneXJvc2NvcGU7IHBpY3R1cmUtaW4tcGljdHVyZSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPSIiPjwvaWZyYW1lPg==[/video_player]

 As informações do aprendiz e os cálculos trabalhistas serão enviados para o eSocial, então muita atenção!

O cumprimento da legislação terá uma fiscalização mais rigorosa e um erro ao calcular uma verba trabalhista acenderá um alerta vermelho para a Receita Federal. 

Inscreva-se agora no Curso Cálculos Trabalhistas na Prática e não faça parte do grupo que receberá autuações por calcular errado as verbas trabalhistas. 

O Professor Ciro Mariano é Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Direito do trabalho e Especialista em eSocial. Profissional com 11 anos de experiência na área de Departamento Pessoal. 

 

Um abraço,       

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.         

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x