1. Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências a beneficiários nascidos em agosto
A Caixa Econômica Federal libera nesta terça-feira, dia 13 de julho, os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em agosto, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 26 de junho.
O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/
2. INSS anuncia avaliação social por meio de canais remotos
Segundo a Portaria 1.328/2021, do dia 12 de julho de 2021, publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de julho, será instituída a experiência-piloto da avaliação social do INSS por meio de canais remotos.
O período da experiência será do dia 26 de julho ao dia 27 de agosto de 2021, devendo ser adotados a partir da data da publicação os preparativos necessários para a sua operacionalização.
O atendimento nesta modalidade será feito pelos servidores do cargo de Assistente Social ou Analista do Seguro Social com Formação em Serviço Social, em trabalho remoto.
A Diretoria de Benefícios será responsável por estabelecer os procedimentos operacionais, para convocação de servidores e a possível prorrogação do projeto.
O que é a Avaliação Social?
O procedimento da avaliação social é um dos serviços presenciais ofertados na reabertura gradual das agências da Previdência Social, após o período de fechamento decorrente da pandemia da covid-19.
A avaliação social do INSS é fundamental para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), ajuda assistencial da Previdência que assegura um salário-mínimo para pessoa com deficiência e idosos acima de 65 anos, desde que tenham a renda per capita inferior a um quarto do salário-mínimo.
Quem poderá fazer a avaliação social remota do INSS?
Por enquanto, só será permitida para o requerimento inicial do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência.
Como será o agendamento?
O agendamento será realizado com a definição de data, hora e local para o atendimento de acordo com a oferta de vagas, sendo observado:
- disponibilidade de salas para o atendimento;
- infraestrutura tecnológica (link, câmera e microfone);
- apoio técnico; e
- profissionais para realização da Avaliação Social Remota.
Outro artigo de interesse: nith.com.br/implantacao-modulos-web-esocial-simplificado/
Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas?
Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook