Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

DCTFWeb: antecipação do envio em razão do Carnaval

Confira tudo no nosso artigo sobre a antecipação do envio da DCTFWeb devido ao Carnaval!
antecipação DCTFWeb

Até o dia 15 de fevereiro, os contribuintes devem fazer o primeiro envio da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos).

Conforme estabelecido pela Instrução Normativa (IN) 2.162/2023, a entrega da DCTFWeb pode ser adiada para o próximo dia útil quando o dia 15 coincide com feriados ou finais de semana.

Embora a data inicial de entrega em fevereiro seja a quarta-feira de cinzas (15), mesmo não sendo considerada feriado, a recomendação é antecipar a submissão. 

Confira tudo no nosso artigo sobre a antecipação do envio da DCTFWeb devido ao Carnaval.

Por que a antecipação da DCTFWeb  é recomendada?

A antecipação do envio da DCTFWeb se deve ao fato de que alguns colaboradores optam por prolongar o período devido às festividades do Carnaval, considerado ponto facultativo.

Essa antecipação visa evitar possíveis multas por atraso na entrega da Declaração (MAED), penalidades automáticas decorrentes do não cumprimento do prazo.

DCTF x DCTFWeb: entenda a substituição

Desde janeiro deste ano, a DCTF está sendo substituída pela DCTFWeb, conforme disposto na Instrução Normativa (IN) 2.137/2023. Essa alteração tem como finalidade principal centralizar as retenções federais em uma única declaração.

Diferente da DCTF Programa Gerador da Declaração (PGD), onde os dados eram apresentados na própria obrigação, na DCTFWeb o contribuinte deve fornecer as informações por meio do eSocial e da EFD Reinf.

Lembrando que esse processo de substituição está ocorrendo de maneira progressiva, com a inclusão do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) da folha de pagamento em maio/2023 e agora com as demais retenções, como Imposto de Renda, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), além do Programa de Integração Social (PIS) sobre salários.

O que é DCTFWeb?

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) é uma declaração digital utilizada para informar à Receita Federal do Brasil os valores devidos de tributos federais, como contribuições previdenciárias e outras obrigações.

Essa declaração substitui gradualmente a DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), sendo parte de um processo de modernização e simplificação dos procedimentos fiscais no Brasil. 

A DCTFWeb centraliza as informações referentes às retenções federais em uma única declaração, proporcionando mais eficiência e agilidade no cumprimento das obrigações tributárias.

Ao contrário da DCTF convencional, em que as informações eram inseridas diretamente na obrigação, na DCTFWeb, o contribuinte deve fornecer os dados por meio do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) e da EFD Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais).

A implementação da DCTFWeb faz parte de um esforço para modernizar e tornar mais eficiente o sistema tributário brasileiro, simplificando processos e aumentando a integração digital entre as empresas e a Receita Federal.

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando o nosso blog, trazemos muitas informações, que te ajudam a tirar todas as suas dúvidas sobre as áreas de RH, Departamento Pessoal e Contabilidade, processos relacionados ao eSocial, além de novidades e as últimas notícias do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x