Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Principais diferenças entre assistente e analista de DP

Você sabe quais são as diferenças entre um assistente e um analista de DP (Departamento Pessoal)? Essa confusão é muito comum; afinal, ambos profissionais atuam no mesmo setor, porém, têm atribuições e tarefas diferentes.

Quer entender quais são essas diferenças e como se preparar para ocupar um cago de analista de DP? Vem com a gente e confira um artigo muito esclarecedor e prático!

Quais são as diferenças entre assistente e analista de DP?

A verdade é que as diferenças entre assistente e analista de DP são muito pontuais, o que acaba deixando os profissionais um pouco confusos quanto às atribuições e atividades do dia a dia. 

Saiba como diferenciar essas funções, confira!

Assistente

O assistente, como o próprio nome sugere, oferece assistência nas rotinas do Departamento Pessoal, oferecendo auxílio ao superior, que pode ser um analista ou um gestor.

Além disso, esse profissional auxilia no processo de admissão e desligamentos de colaboradores. Juntamente com o superior, esse profissional acompanha as legislações trabalhistas. 

Sem contar que ele auxilia ainda no fechamento da folha de pagamento, como na execução de cálculos, rescisões, férias, 13º salário, etc. Ele também pode participar do processo de emissão de guias.

Analista

Esse profissional executa todo o processo de folha de pagamento, como cálculos e lançamentos, por exemplo.  Além disso, ele garante o cumprimento da legislação trabalhista e também faz análise da folha.

Somado a isso, esse profissional faz a emissão das guias dos encargos, como Imposto de Renda e FGTS, além do cálculo de férias, rescisão e 13º salário. Por fim, ele também é responsável pelas rotinas e processos do DP.

Quais os requisitos para ser um analista?

O analista precisa estar preparado para as mudanças que acontecem de forma cotidiana, como:

  • Deve ser manter atualizado
  • Estar capacitado para a realização dos cálculos;
  • Ter entendimento das principais leis trabalhistas;
  • Obter qualificação necessária.

Como se destacar como analista?

  • Ser um profissional proativo;
  • Estar em constante crescimento. Ou seja, é preciso ter uma busca por atualização constante;
  • Dominar as rotinas do Departamento Pessoal.

Você já conhece o curso de formação de analista de DP da Netflix? Este treinamento é a porta de entrada para conquistar reconhecimento e crescimento no Departamento Pessoal.

Conheça o nosso curso de formação de analista de DP. Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x